Cientista conceituada e integrante da equipe de pesquisadores liderada pelo professor Adam Miklósi, da Eötvös Loránd University da Hungria –, a auxiliar na coleta de dados para um estudo sobre o envelhecimento de cães. Essa equipe que é considerada referência nos estudos sobre comportamento canino.
Para dar andamento ao projeto, Alexandre divulgou, em agosto do ano passado, em suas mídias sociais, um questionário eletrônico, com diversas perguntas como: “Em sua opinião, seu cão é idoso?” e “Seu cão tem problemas de audição e visão?”. O objetivo era desvendar o que eles entendem sobre o envelhecimento de cachorros no Brasil. Mais de 4.441 pessoas participaram.
“A importância de podermos colaborar de forma tão expressiva para essa pesquisa é muito grande, pois é um grupo de pesquisadores que tem a Eniko na linha de frente, com um peso enorme na área de comportamento animal. Eles fazem muitas publicações sobre o assunto com legitimidade e isso é muito importante para nós”, conta Alexandre.
Então, quando os cães começam a envelhecer?
Em geral, os cães “envelhecem” por volta dos 8 anos de idade, de acordo com os tutores, o que vai de acordo com a literatura. No entanto, parece depender do tamanho do cão. Por exemplo, aos 10 anos de idade, 90% dos cães de grande porte eram considerados velhos por seus donos, em comparação com 80% dos cães de tamanho médio e 70% dos de tamanho miniatura.
“Conseguimos levantar muitas informações interessantes para a equipe da Hungria, entre elas, que 90% dos tutores brasileiros de cachorros de grande porte consideram o pet idoso a partir dos 10 anos. Esse é apenas um pedaço dessa pesquisa tão grande, que ainda está em seu início”, explica o especialista em comportamento animal.
Além disso, as respostas ao questionário mostram mais sobre como os tutores percebem os sintomas da Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina, conhecida como o Alzheimer canino, sendo que os cães começam a apresentar o problema por volta dos oito anos, dependendo do porte do pet.
O Alzheimer canino é uma doença degenerativa que afeta cães idosos. Essa disfunção pode ser caracterizada por meio de alguns sintomas, como desorientação espacial, mudanças no ciclo do sono (acordar e dormir), problemas de eliminação, mudanças no comportamento social, problemas de memória e dificuldades de aprendizagem.
Curiosidades
Entre os resultados, surgiram também alguns aspectos curiosos, como os 10 nomes de cachorros mais comuns no país, bem como as 10 raças mais presentes nas famílias brasileiras.
Top 10 nomes de cães
1) Mel; 2) Nina; 3) Belinha; 4) Meg; 5) Luna; 6) Thor; 7) Billy; 8) Bob; 9) Pingo; 10) Lola, Nick (empate).
Top 10 raças de cães
1) Poodle Miniatura; 2) Yorkshire Terrier; 3) Lhasa Apso; 4) Shih Tzu; 5) Dachshund; 6) Pinscher Miniatura; 7) Labrador Retriever; 8) Poodle Grande; 9) Cocker Spaniel Inglês; 10) Maltês.