Melhore a qualidade e reduza os custos de produção diminuindo desperdícios.
A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade e reduzir os custos de produção evitando desperdícios.
Para prevenir possíveis falhas e quebras nos equipamentos a empresa deve elaborar uma política de manutenção preventiva e lançar este custo no rateio de despesas da produção.
Máquinas
A manutenção da máquina de tosa varia entre as marcas. Sempre leia o manual de instruções para utilizá-la e manuseá-la corretamente. Depois de cada tosa é imprescindível que se retire todos os pelos da máquina. Ligar a máquina 110V na tomada 220V e ou deixá-la cair são causas comuns de defeitos que invalidam a garantia.
[sociallocker]
Lâminas
Tire o excesso de pelo com uma escovinha. Passe o soprador. Encaixe-o na máquina já ligada e mergulhe a lâmina toda em um recipiente com óleo limpador, mantenha por 30 segundos, retire e deixe escorrer. Cuidado para não entrar o líquido dentro da máquina.
Retire da máquina, coloque sob o secador na temperatura média até que esteja completamente seca.
Aplique o Desinfetante de Lâminas, deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano.
Para finalizar, aplique o Lubrificante de Lâminas e guarde em local limpo e arejado. A manutenção das lâminas conserva sua afiação e aumenta sua vida útil. É indicado fazer a manutenção semanal ou quinzenalmente.
Sempre que tosar um animal que esteja com problema de pele, faça a desinfecção nas lâminas para que não se corra o risco de contaminar outros animais. Diariamente limpe com uma escovinha as lâminas que utilizar e passe o Desinfetante e o Lubrificante de Lâminas.
Mobiliário
Diariamente limpe banheiras, mesas e canis com produtos parasiticidas e bactericidas. Nunca coloque o animal antes de retirar o produto.
Instrumentos
O volume de animais que circulam no banho e tosa torna o local propício à transmissão de doenças contagiosas e parasitas. Portanto faça a limpeza e desinfete todos os instrumentos após cada uso com produtos específicos para esse serviço.
Sopradores
São equipamentos que trabalham no limite da potência, portanto têm curta durabilidade. Em salões onde o uso é constante os sopradores duram pouco mais de dois anos. Alguns cuidados podem prolongar sua durabilidade. Se o soprador fica no chão, retire diariamente o excesso de pelos que gruda no filtro. Limpar o filtro com água e sabão a cada 15 dias, trocá-lo a cada quatro ou seis meses também são dicas valiosíssimas para a maior durabilidade do aparelho.
Secadores
Têm maior duração, mas também necessitam de cuidados básicos como: Retirar os pelos que grudam diariamente e fazer a manutenção periódica para não correr risco de o instrumento parar durante o trabalho.
Toalhas
Ao lavar, aplicar cloro e algum produto parasiticida e bactericida. É preferível utilizar o serviço de toalheiro que entrega toalhas esterilizadas. Nunca utilizar a mesma toalha em mais de um animal.
Lembrem-se, seus instrumentos são essenciais para um bom trabalho no dia a dia. Cuide bem deles!
[/sociallocker]
Natalye Marinho – Diretora Unipet – Consultoria em Banho e Tosa