Revista Negócios Pet

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Brasil é o país com o maior número de pássaros ameaçados de extinção

Uma em cada oito espécies de aves no mundo pode desaparecer

capa-extincaoA Birdlife International, um grupo de organizações de vários países que estuda conservação de aves, divulgou em julho passado um relatório mostrando que uma em cada oito espécies de pássaros no mundo está ameaçada.

egundo o relatório State of the world’s birds (O estado dos pássaros do mundo), são 1.313 espécies de pássaros ameaçadas em todo o mundo. A maioria (55%) está classificada como “vulnerável”, o menor nível de perigo entre as espécies ameaçadas, mas 30% das espécies foram classificadas como “Em Perigo” e 15% como “Criticamente em Perigo”.

O Brasil aparece no estudo como o país que mais tem espécies de pássaros ameaçadas. Isso acontece porque o Brasil é também um dos países de maior biodiversidade do mundo, com uma quantidade muito grande de pássaros em seu território. São 152 espécies de pássaros ameaçadas, sendo que 73 são endêmicas, ou seja, só existem em território brasileiro.

Segundo a Birdlife International, as principais ameaças aos pássaros são a destruição dos habitats por meio do desmatamento e da agricultura, a introdução de espécies exóticas, a poluição do ar e da água e as mudanças climáticas. O estudo calcula que, para proteger estas espécies, é necessário investir US$ 80 bilhões por ano em conservação de pássaros.

Fonte: Revista Época / Coluna Planeta

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image