Revista NP

Revista Negócios Pet

Como retornar aos negócios quando a crise passar?

Acredito que a pergunta que deve estar passando pela mente de todos os empresários, empreendedores e profissionais liberais do nosso mercado, de uma forma geral, todos os dias seja esta: como retomar os negócios e como enfrentar os impactos da crise quando os efeitos da pandemia passarem? O mercado pet é um dos três segmentos que mais crescem no Brasil, mas que agora está sentindo os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus.

E tem mais: as empresas devem aproveitar agora para reverem suas estratégias de resiliência e resposta a crises e planejarem estar bem preparadas para os potenciais impactos da Covid-19 em seus negócios. Caso contrário, o que está sendo apontado por muitos especialistas em economia é o fechamento de muitas empresas de pequeno e, talvez, médio porte.

Se as perspectivas de crescimento econômico mundial pareciam animadoras, repentinamente se tornaram sombrias. Surtos subsequentes se espalharam pelo mundo, gerando frustração no crescimento de outras economias em diferentes escalas. Com tudo o que acontece e com o que ainda vai acontecer, as perspectivas de crescimento são incertas. Se os picos da pandemia forem moderados e contidos, a redução do crescimento global será menor que o inicialmente previsto, mas o que as autoridades em saúde apontam é que há o risco da difusão do Coronavírus mais duradoura e intensiva, o que vai tornar mais demorada e dolorida a retomada da economia. Mas de tudo isto já sabemos, não é mesmo?

Este cenário que vivemos, aos olhos de muitos, os paralisou. O medo, a insegurança, a incerteza do amanhã, a angústia de perder a saúde e entes queridos tomou conta das pessoas. Os governantes orientaram que todos ficassem em casa, fecharam indústrias, comércios e todo e qualquer estabelecimento que não fosse de necessidade básica como transporte, alimentação e saúde.

Está tentando ajudar com incentivos fiscais e promoveu recentemente o anúncio de que o Banco Central vai financiar, via BNDES, dois meses da folha de pagamento de pequenas e médias empresas. Estão tentando proteger os empresários, empreendedores e os trabalhadores, com esforços de diversas frentes para que a nossa economia não entre em colapso, assim como a saúde. Mas isso não diminui a nossa responsabilidade e compromisso com o nosso negócio.

O que é preciso fazer então para enfrentar tudo o que virá? Reinventar. Esta é a palavra de ordem do momento. Os hábitos de consumo mudarão daqui pra frente e serviços e produtos que até então eram considerados de primeira necessidade passarão a ser vistos como supérfluos.

É momento de olhar para você enquanto administrador, para suas equipes, para os processos internos e para a sua empresa e replanejar o seu modelo de negócio. Oportunidade clara de recomeçar, reposicionar e colocar toda a sua essência e verdade pra fora do papel, trazendo o seu discurso para a prática e mostrando de fato qual a sua contribuição para a reconstrução deste país e para a construção de um mundo melhor. E também é momento de cuidar de si e das pessoas que cumprem diariamente uma jornada conosco, lutando junto pelo nosso sonho.

Resiliência é a segunda palavra de ordem do momento. É encontrar formas de dar a volta por cima mesmo diante do caos. É cuidar de si e dos outros com amor e empatia. É desenvolver autoconhecimento, autocontrole e autoconfiança de que tudo vai passar, porque VAI PASSAR.

E o que fica de aprendizado? Ter resiliência para enfrentar uma crise é conseguir unir essas três habilidades para tomar as decisões certas: tenha autocontrole para saber lidar com suas emoções, empatia para se colocar no lugar do outro e ao mesmo tempo ver a situação como um todo e, claro, tenha autoconfiança para lidar com a crise da melhor forma, sem estremecer e hesitar. Tenha pulso firme e acredite que a sua ideia ou solução é verdadeiramente aquela que irá trazer a paz para a sua empresa. Mantenha o autocontrole, tenha empatia e autoconfiança para ser o protagonista desse momento, seja a pessoa que assume o controle e não aquela que coloca a culpa no outro, seja aquele que guia uma equipe, que aglutina, que faz a diferença.

 

Kaká Cerutti é mentora estrategista de marcas, professora, palestrante, empreendedora e gestora de marketing da Empóriopet.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.