Revista Negócios Pet

Como vender mais durante a Copa do Mundo

Diversos segmentos do mercado aproveitam a ocasião para potencializar as vendas e o nosso mercado pet não poderia ficar de fora. Ainda que neste ano os números possam ser menos expressivos, considerando que o Brasil não será a sede do evento, devemos estar atentos para aproveitar o momento para gerar aumento de faturamento. Por este motivo que neste artigo trarei algumas dicas superimportantes e válidas para ajudá-lo nessa tarefa.

1) Planejamento

Pouco adiantará pensar em uma boa ação para vender mais na Copa sem uma estratégia bem definida. Nesse sentido, um planejamento assertivo e focado nas oportunidades – se ainda não foi feito –, aproveitando o gancho do Mundial para incrementar e ampliar as vendas e ganhos de novos clientes, é crucial e de extrema relevância. Faça uma matriz SWOT deste momento para avaliar no seu ambiente interno as forças e fraquezas e no seu ambiente externo (mercado) suas oportunidades e ameaças. Assim ficará muito mais fácil perceber quais estratégias traçar para trazer diferenciação e mais vendas neste período para o seu negócio e, principalmente, trabalhar sua marca.

 

2) Engajamento da equipe

Independentemente do que será feito, antes de qualquer coisa, é preciso preparar a sua equipe para o potencial aumento de público para garantir o bom atendimento mesmo em dias de pico. É preciso ter uma equipe de vendedores treinada e motivada para atender seus clientes e o consumidor novo que com certeza chegará muitas vezes apaixonado por seu pet, que irá comprar produtos e serviços da pet shop. Treinamentos simples podem ser feitos, mesmo que seja pelo próprio proprietário, a fim de garantir o bom desempenho do seu time. Pensar em incentivos pontuais e ranking de vendas pode ser um diferencial para gerar mais engajamento dos funcionários, como uma competição interna de vendas e premiações para os colaboradores que fecharem mais negócios, por exemplo.

 

3) Divulgação

Outro ponto fundamental está na divulgação das campanhas. Mesmo contando com ações e promoções bastante fortes, os resultados não sairão como o esperado se os consumidores não souberem o que está acontecendo. A divulgação da sua campanha de vendas começa de dentro da sua loja e na sequência para as mídias sociais – seu site, blog, e-mailmarketing e redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube. Decore a loja com as cores verde e amarelo, além do uniforme dos colaboradores serem desses tons também. Os adereços dos pets que saem do banho e tosa com penteados ou tosados também podem ser alusivos à Copa do Mundo e à Seleção Brasileira, uma vez que eles também são torcida.

 

4) Promoções

Crie oportunidades exclusivas para os “pet torcedores” e pense em estratégias de venda diferenciadas, como kits de produtos/serviços e vantagens com descontos bem atrativos. Como expliquei neste artigo, o mercado estará aquecido e as vendas tendem a aumentar neste período. Estude o seu negócio através da Matriz SWOT sugerida neste artigo e veja as oportunidades de inovação para este período.

 

5) Aproveite os dias de jogos do Brasil

A Copa já é um evento festivo, mas os jogos do Brasil contam com um apelo um tanto diferente. Por isso aproveite esses dias – teremos jogos aos finais de semana e dias úteis – para alavancar as vendas, como alguma atividade especial na pet, preços mais competitivos ou, quem sabe, até mesmo televisionar o jogo no seu estabelecimento com uma reunião de clientes e seus pets.

A Copa do Mundo irá durar apenas trinta dias. Depois dela, tudo volta ao normal e dessa forma, tenha em mente em oferecer a melhor experiência possível com o seu produto ou serviço, pensando em manter o cliente mesmo após os jogos.

Aproveitar a Copa do Mundo para vender mais é uma estratégia inteligente que, possivelmente, todas as empresas irão adotar. Encontrar uma maneira de se destacar em meio a tanta concorrência é um dever maior do que torcer pelo hexa! Que venha a Copa e que ela traga muitos gols e novos clientes.

Kaká Cerutti é neurocoach, palestrante e gestora de marketing e comunicação da empresa Empóriopet.

E-mail sac@emporiopet.ind.br www.emporiopet.ind.br

 

 

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.