Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

E aí? Areia para gatos é tudo igual?

Ao decidir ter um gato em casa o tutor se depara com universo totalmente novo, mas não somente por conta da ração, arranhadores, caminhas, mas também porque percebe que além de tudo isso tem a tal areia para seu animal fazer as necessidades, mas os tipos de areia não são iguais, como pode pensar um leigo e é nesse momento que é preciso saber exatamente o que indicar para seu mais novo cliente, para que ele se torne fiel e ainda faça propaganda de seu atendimento e estabelecimento.

Mas, como saber o que escolher com tanta variedade de produtos e marcas?

Uma das opções de granulados e areia para felinos vem da Alfapet, empresa que nasceu em 2002, da vontade dos empresários Marcelo e Fernando Rugolo Paulin, visando atender um nicho que até então era pouco explorado e carente de qualidade e informação, que na época já trabalhavam com beneficiamento de minério.

Para contar um pouco da trajetória de sucesso e excelência, dos 18 anos da Alfapet, que conta atualmente com duas plantas para a fabricação de areias e granulados higiênicos para pets e a recém-inaugurada e nova aposta do grupo, a AlfapetPetFood, entrevistamos Roberto Orlei, gerente de vendas há 15 anos na empresa. Confira!

Negócios Pet: Quando e como foi fundada a empresa?
Roberto Orlei: A empresa foi fundada em 2002. Nasceu da ideia dos proprietários Marcelo e Fernando, que na época já trabalhavam com beneficiamento de minério e viram uma grande oportunidade de serem os pioneiros no Estado de São Paulo a produzir com excelência granulados para gatos e mascotes.

NP: Hoje a Alfapet é localizada onde?
RO: A empresa hoje possui três plantas, sendo a matriz na cidade de Jumirim no Interior do Estado de São Paulo, com 100 mil m² e 4 mil m² de área construída, uma segunda planta na cidade de Soledade, no interior do Estado da Paraíba com 120 mil m² de área e com 11 mil m² de área construída e, por fim, a mais nova, a AlfapetPetFood, que fica na cidade de Laranjal Paulista, no interior paulista e 20 mil m² de área, com 2 mil m² de área construída. Que empregam as três juntas mais de 120 colaboradores diretos.

NP: Como chegaram na qualidade dos produtos que vendem hoje?
RO: Com muito trabalho e dedicação durante muitos anos, além de um vasto trabalho de pesquisas e aperfeiçoamento de colaboradores e maquinários, mas é claro que com muitos erros e acertos. Mas esse processo é contínuo e buscamos melhorar a cada dia a qualidade dos nossos produtos.

NP: A maior dúvida do tutor e até mesmo de muitos profissionais que estão entrando no setor é: areia higiênica para gato é tudo igual?
RO: Posso afirmar com muita certeza que NÃO, além de termos vários tipos de minérios e outras matérias-primas que são transformadas em areia para gato, além do que temos diferentes processos e tecnologia industrial para o beneficiamento desses minérios e de outras matérias-primas, que acabam tendo diversas variações de qualidade, praticidade, aspectos, etc. E, claro, de muitos outros fatores.

NP: Quais principais diferenças desses produtos? Como indicar?

RO: Além de matérias-primas com diferentes tipos de absorção, cada uma tem as suas particularidades, algumas formam torrões, outras não, com pesos diferentes e tipos de manutenção da bandeja. Por isso a Alfapet com família Kets tem uma vasta gama de produtos e diferentes.

NP: Quais principais diferenças desses produtos? Como indicar?
RO:
Além de matérias-primas com diferentes tipos de absorção, cada uma tem as suas particularidades, algumas formam torrões, outras não, com pesos diferentes e tipos de manutenção da bandeja. Por isso a Alfapet com família Kets tem uma vasta gama de produtos e diferentes matérias-primas, para atender desde a preferência do tutor, como ao gato mais exigente, isso mesmo ao GATO, porque no final são eles que escolhem qual areia vão usar.

NP: Como estamos vivendo tempos diferenciados, não podemos deixar de perguntar: o seu nicho está sofrendo muito com a pandemia?
RO: Não, ao contrário, o mercado pet ficou enquadrado dentro “dos serviços essenciais”. Por isso tivemos que trabalhar duro, até dobrado, para não deixar os animais e seus tutores sem produtos. O mercado teve um crescimento. E enquanto algumas empresas tiveram que demitir durante a pandemia, nós tivemos que contratar para poder atender o mercado especializado (pet shop) e o varejo (supermercados).

NP: Quais foram as estratégias que adotaram para se manterem durante esse período?
RO: Foi um momento delicado, pois primeiro precisávamos pensar na saúde dos nossos colaboradores. E tendo de lidar com uma situação muito triste de um vírus desconhecido e vendo muitas pessoas perdendo a vida, mas ao mesmo tempo de não deixar de abastecer os pontos de vendas, por sermos “essenciais”. Então com muito planejamento e adaptações nas formas de trabalho, como trabalho em home office, mudanças de turnos dentro da empresa, além de todas as medidas de higiene e proteção necessárias para enfrentar esse momento.

NP: Então, não tiveram que demitir? Como se reestruturaram?
RO:
Como disse anteriormente, pelo contrário, tivemos que admitir funcionários. Nossas expectativas para a pandemia não eram boas, mas, ao contrário do que pensávamos, tivemos crescimento e, além de novos funcionários, foram feitos altos investimentos em tecnologia e maquinários para aumento de produção.

NP: Como acha que será o ano de 2021?
RO: Apesar do bom momento que nosso ramo (mercado pet) está passando em 2020, mesmo durante a pandemia, é muito difícil falar precisamente o que esperar de 2021, a economia mundial foi abalada durante a pandemia. A onda de desemprego foi grande e sabemos que isso demora um pouco para se recuperar. Então creio que teremos que ser fortes para superar esse momento, ou melhor, será um novo aprendizado que passaremos.

NP: Esquecendo um pouco da pandemia, se é que é possível, quais as perspectivas da empresa em curto e médio prazos?
RO: Continuaremos observando o mercado, se adaptando e executando todas as medidas necessárias para tentar evoluir, pois temos o compromisso de oferecer sempre o que há de melhor aos nossos queridos felinos e seus tutores.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.