Revista NP

Revista Negócios Pet

Estética animal: conhecimentos e tendências

Segundo dados do IBGE de 2015, existem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, favorecendo a expansão do mercado pet que fechou o ano de 2017 com 13% de aumento, conforme a pesquisa realizada pela revista Veja. Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil é o quarto país no ranking de maior população de animais de estimação no mundo.

Agora com esses números crescentes e animadores, faço um questionamento: você, profissional da estética, groomer, tosador ou banhista, está pronto para atender com excelência esta demanda?!

Está muito claro que o profissional de estética animal é quem possui o contato mais íntimo, pois acompanha semanalmente o animal que frequenta o banho e tosa e desta maneira consegue avaliar de forma minuciosa a pele, os pelos, os ouvidos, as unhas e os coxins, notificando ao proprietário quando há algum problema com seu pet que mereça atenção e orientando se há necessidade de levá-lo ao veterinário, presença de parasitas ou algum cuidado específico. Muitos médicos-veterinários já contam com o auxílio do centro de estética para identificar lesões, otites, retornos de tratamentos dermatológicos e sinalizar possíveis afecções que podem estar acometendo o animal que está frequentando o centro de estética e que o proprietário pode não ter notado em casa.

Desta maneira compreendemos que o trabalho do esteticista deixou de ser há muito tempo apenas lavar e secar animais. Hoje os olhos estão atentos para outras questões muito importantes e que desenvolvem autoridade e credibilidade ao estabelecimento – e ao profissional – quando os esteticistas dão um feedback a respeito do estado geral do animal para o tutor. Além da escolha de excelentes produtos para utilizar no centro de estética, ele necessita manter-se atualizado sobre tosas e, não menos importante, ter o mínimo de conhecimento sobre saúde e bem-estar animal.

Não se trata de ser médico-veterinário, mas de ter o conhecimento básico necessário para identificar quando há algo errado e conseguir direcionar o cliente. Desta forma cria um ciclo de confiança entre o profissional e o proprietário, promovendo saúde para o animal e fomentando um relacionamento mais saudável entre humanos e animais.

Portanto o esteticista que quer atender com excelência necessita adquirir conhecimentos básicos de anatomia, primeiros socorros, saúde, bem-estar animal e adestramento. Não é necessário ser um perito em cada um dos quesitos citados, mas o conhecimento deve ser utilizado como ferramenta para facilitar o trabalho do esteticista, não bastando apenas estudar, mas compreender como tornar o conhecimento útil e colocá-lo em prática. É importante ter cuidado ao selecionar a escola e o professor/instrutor, pois este é o conhecimento que abrirá as portas na sua carreira!

O aprimoramento é lento, constante e necessário! Aquele que seguir a esta tendência do mercado, compreender a relação íntima e estreita que ocorre entre profissional, proprietário e pet terá em suas mãos a fórmula do sucesso!

Gabriela Bodnar é médica-veterinária, groomer há mais de 10 anos e especialista Empóriopet.

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.