Revista Negócios Pet

KPI’s Como utilizá-los para que sua empresa seja cada vez mais competitiva

Atualmente o mundo está passando por diversas transformações digitais e de mercado com a entrada de novos competidores. Estar atento aos novos paradigmas e mudanças de mercado é fundamental principalmente no contexto VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), esse é o novo desafio para as empresas que pretendem entender e implantar no seu negócio os famosos KPI’s, trata-se de indicadores de desempenho, que são ferramentas fundamentais para a gestão de uma empresa que tem como propósito realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quais são os processos da empresa que estão permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Nesse sentido é fundamental o conhecimento dos principais KPI’s dos departamentos para que as metas e os objetivos sejam realizados com sinergia.

 

Quais são os principais indicadores dos departamentos?

A empresa que busca ser cada vez mais competitiva deve mapear os principais indicadores em conjunto com uma consultoria especializada e/ou Business Partner com o objetivo de ser assertivo na escolha dos principais indicadores que efetivamente irão trazer vantagem competitiva para a empresa e determinar esses indicadores em conjunto com os principais líderes, stakeholders e gestores dos departamentos da empresa, tais como: áreas Comercial, Produção, Qualidade, Compras, Financeiro e Recursos Humanos.

Para a área Comercial um dos principais indicadores é a taxa de conversão de vendas da equipe de vendedores e atrelar esse indicador à meta diária, semanal, mensal e anual da empresa, e não atendendo aos objetivos, tendo que performar a meta para que a equipe possa ter o comprometimento necessário para realizar a entrega da receita desejada. Nesse sentido reforçamos a famosa frase “Missão dada é missão cumprida”.

Outros indicadores também são relevantes como índice de produtividade, indicador de custo hora/homem hora, indicador de conserto por garantia e devoluções, indicador de compras diárias x vendas diárias, indicador de energia consumida na produção, indicador de faturamento diário x faturamento diário previsto e, por fim, para a área de Recursos Humanos indicadores fundamentais como: Rotatividade (Turn Over), Headcount, Absenteísmo, Índice de Retenção de Talentos, Custos de Rotatividade, Índice de Reclamações Trabalhistas e Relação de Horas Extras x Horas Trabalhadas que têm por objetivo medir a eficiência operacional da organização.

Ficou interessado e tem o interesse em construir novos indicadores para a sua empresa, entre em contato com a NCM Consultoria e torne a sua empresa ainda mais competitiva!

Para mais informações sobre KPI’s – Indicadores de Desempenho – acesse o nosso site ou para sua comodidade, entre em contato com a nossa equipe de consultores através do Whatsapp abaixo.

Nivaldo Costa Menezes, PhD – É doutor em Psicologia Social pela Universidad John Kennedy – UK. É professor do Senac e sócio-diretor na NCM Sistemas e Consultoria. www.ncmconsultoria.com.br

WhatsApp: 11- 97437-6049 / 11 – 95558-5316

 

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.