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Marketing digital é uma das chaves para impulsionar as vendas de pequenas e médias empresas

Marketing digital é uma das chaves para impulsionar as vendas de pequenas e médias empresas

Investir em marketing digital para elevar o número de vendas em uma empresa já não é mais estratégia apenas para grandes negócios. Hoje, qualquer marca que deseja se manter relevante, ter seu nome lembrado e gerar autoridade no assunto, deve adotar essa estratégia, independente do seu tamanho.

O mundo está totalmente conectado na internet, seja para interagir ou para conseguir mais informações sobre determinado assunto. De acordo com o Estudo Digital 2022, da Global Overview Report, o mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas que acessam as redes sociais regularmente, representando 63% da população mundial.

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, atualmente, 94% das empresas brasileiras escolheram o marketing digital como sua principal estratégia para crescimento.

De acordo com o CEO e fundador da iNexxus – agência de marketing de performance que atua no mercado publicitário e corporativo – Rener Moronta Baptista, o marketing digital se tornou um pré-requisito básico para todas as empresas. “Muito mais do que alavancar vendas e fazer propagandas,
o marketing digital tem um papel fundamental de agregar valor às marcas e reforçar seus respectivos posicionamentos, conquistando e fidelizando novos clientes.”

Impulso para as PMEs

O marketing digital é importante para as pequenas e médias empresas pelo fato de gerar impulsos ao negócio, como no seu alcance global, permitindo que a marca conquiste o seu cliente em todo mundo, ampliando sua base e possibilitando novas oportunidades de negócio.

“Além disso, o marketing digital permite que as PMEs meçam o desempenho de suas campanhas de forma precisa, ajustando suas estratégias de acordo com os resultados. Também é possível segmentar e personalizar suas campanhas para diferentes públicos-alvo, aumentando a eficácia das campanhas”, comenta Rener.

Utilizar uma estratégia de marketing digital faz com que a marca interaja mais com os seus clientes por meio de canais como as redes sociais e e-mails.

Benefícios

Um dos principais benefícios gerados pelo marketing digital a uma PME é no aumento da sua visibilidade. Isso pode ser feito, utilizando técnicas de SEO e publicidade on-line, ajudando a aumentar o tráfego do site e, consequentemente, atrair novos clientes.

“O marketing digital permite que as PMEs sejam flexíveis em suas estratégias para que elas possam facilmente adaptar-se às mudanças do mercado, ficando sempre atualizadas”, explica o CEO e fundador da iNexxus.

Rener também destaca que uma das principais vantagens ao utilizar o marketing digital é a oportunidade de crescimento que é gerado. “O meio oferece oportunidades de crescimento para as PMEs, permitindo expandir seus negócios e alcançar novos mercados.”

Investimento e serviços

Os serviços que uma PME pode contratar para sua estratégia de marketing digital são variados, como a
criação e otimização de sites; gerenciamento de mídias sociais; tráfego pago; otimização de mecanismos de busca (SEO); e-mail marketing; marketing de conteúdo e análise de dados.

“O investimento necessário para iniciar uma estratégia de marketing digital varia dependendo do tamanho e do objetivo da empresa, bem como, dos serviços de marketing escolhidos. Em geral, é esperado que o empreendedor invista em um pacote de serviços de marketing digital, como a criação de um site, gerenciamento de mídias sociais, tráfego pago, SEO e outros”, detalha Baptista.

O executivo ainda ressalta que o retorno sobre o investimento (ROI) varia dependendo da estratégia escolhida, da empresa e do mercado. “Alguns métodos de marketing digital podem trazer retornos rápidos, enquanto outros podem levar mais tempo para gerar resultados. No entanto, o investimento
em marketing digital é considerado uma das melhores maneiras de aumentar o faturamento e crescer a empresa.”

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