Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Pesquisa revela os diferentes perfis de quem tem cães e gatos no Brasil

Atualmente, 70% dos brasileiros têm algum animal de estimação em casa, e os mais populares são
cães e gatos, sendo citados por, respectivamente, 80% e 38% dos entrevistados. Os números são de um estudo sobre pets, conduzido pelo Instituto QualiBest realizado com 3.163 internautas. De acordo com a pesquisa, depois de cães e gatos, os animais mais populares são aves (14%) e peixes (7%). Roedores, répteis e outros animais foram citados por, ao todo, 8%.

Segundo o estudo, apesar de cães serem a maioria entre os pets, é semelhante a proporção de donos de cães e gatos que concordam totalmente com a afirmação de que tratam seus animais “como gente”– 53% entre os donos dos caninos e 54% entre os de felinos.

O estudo, que buscou explorar quais são os hábitos dos brasileiros no momento de adotar, alimentar e tratar seus pets, mostrou ainda que 40% dos donos têm cães sem raça definida. No caso dos cachorros de raça, os mais populares são os Poodles (7%), Pinschers (6%) e Shih Tzu (6%).

Quando o assunto é raça, a pesquisa mostrou ainda que 44% dos entrevistados concordam totalmente com a declaração de que não existem raças agressivas, mas, sim, donos que ensinam os cães a serem agressivos.

Entre os tutores de gatos, o número de felinos domésticos sem raça definida sobe para 66%. A raça mais popular escolhida entre os brasileiros é, de longe, a siamesa, citada por 16% dos entrevistados. Além disso, 34% dos entrevistados concordam totalmente com a afirmação de que quem tem gatos tende a respeitar mais as outras pessoas.

Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos donos de cães adquiriram seus animais porque ganharam de uma pessoa próxima; e 20% acharam o animal abandonado. Entre os entrevistados que têm gatos, o número de internautas que encontraram seus animais abandonados
na rua é de 40%.

 

Hábitos de compra revelam que cães são mais caros que gatos

Segundo o estudo, tanto para donos de cães quanto de gatos, as rações de diferentes tipos são a principal forma de alimento. No caso dos cães, o destaque fica para as rações específicas para o porte, citadas por 33% dos entrevistados, enquanto, para os gatos, a ração comum é a mais popular, citada por 42% dos participantes do estudo. Inclusive, a porcentagem dos que compram sempre a mesma ração para seu pet é de 49% e 48%, respectivamente.

“Quando não existe a preferência por comprar sempre a mesma ração para o cão ou o gato, os dados do estudo mostraram que a maioria dos tutores variam as marcas que compram entre as que confiam ou revezam também considerando um grupo de marcas confiáveis. Poucos são os donos que gostam de comprar marcas novas ou optam pelas mais baratas que encontram”, comenta a diretora geral do Instituto QualiBest, Daniela C. Daud Malouf.

Quando o assunto é a compra de produtos e serviços em petshops, donos de cães costumam ter gastos mais elevados. Mesmo que itens como vacinação, remédios e compra de ração mobilizem tutores de cachorros e gatos em proporções semelhantes, os entrevistados que possuem cachorros são mais adeptos de itens como banho, tosa, roupas e acessórios.

Isso se reflete nos gastos mensais com cada tipo de pet: enquanto a maioria dos entrevistados que têm um felino em casa gasta entre R$ 51 e R$ 100, a maior parte dos participantes com cães gasta entre R$ 101 e R$ 200.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.