Revista NP

Revista Negócios Pet

Porquinho-da-índia: Quatro curiosidades

Porquinho-da-índia: Quatro curiosidades

O Porquinho-da-Índia é tímido, dócil, mas muito amoroso e um ótimo amigo para tutores que não possuem tanto espaço em seus domicílios ou querem a especial companhia de um pet bem pequeno. Mas antes de adquiri um, é importante entender alguns dos seus principais hábitos e curiosidades como:

1 São cecofágicos ou cecotrófagos, ou seja, são animais que apresentam hábito fisiológico de ingerir suas próprias fezes. Os cecotrofos (fezes), ao serem excretados, voltam a ser ingeridos, passando novamente por todo o processo digestivo. Caso essa prática seja interrompida, perdem peso, digerem menos fibras e eliminam mais minerais.

2 Ao contrário do que se pensa, o ideal não é adquirir um casal para fazerem companhia, pois acabam por passar mais tempo separados do que juntos devido as crias em sequência. As fêmeas são capazes de engravidar logo após o parto.

3- Os porquinhos-da-índia são elodentes, isto é, apresentam dentes de crescimento contínuo. Em virtude da sua anatomia, é comum o aparecimento da má oclusão, que ocorre quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias. Entretanto, a principal patologia da boca é o uso inapropriado dos molares, ou ausência deles, devido a dieta equivocada com deficiência de fibras.

4- Possuem a necessidade de fonte externa de ácido ascórbico (vitamina C), uma vez que não possuem a enzima L-gulonolactona oxidase, necessária para síntese dessa vitamina a partir da glucose. Quantidades insuficientes levam a debilidade geral e consequentemente em aumento da susceptibilidade a doenças e déficit nas respostas imunitárias. Por esse motivo, a alimentação balanceada deve sempre estar presente no cardápio desses animais.

O alimento extrusado Alcon Club Porquinho da Índia fornece a quantidade ideal de cada nutriente, devendo ser usado como dieta de manutenção. Com alta inclusão de fibra também é rico em vitamina C, além de nucleotídeos e prebiótico, que cooperam para o desenvolvimento da flora intestinal benéfica. Outro diferencial relevante é a textura firme, que contribui no desgaste odontológico, evitando patologias digestórias.

Além de uma boa alimentação, nossos pets merecem uma boa distração. Para isso, ofereça o Alcon Club Frutas e Legumes, que pode ser misturado ao alimento de manutenção e Alcon Club Alfafa Sticks, utilizado como petisco.

É importante ressaltar que esses animais podem viver até oito anos, e que dependerão de você para a alimentação, higiene e companhia para que tenham uma vida feliz e saudável.

O porquinho-da-índia será parte da sua vida, e para mantê-lo bem nutrido e saudável, conte com os produtos da Alcon. Lembre-se que é imprescindível levar seu pet para fazer check-ups regulares ao médico veterinário.

Carlos Augusto Nicolino-Mestre e Doutor em Patologia Veterinária, Eva Schneider-Graduanda em Medicina Veterinária Max Ternero Gangani – Mestre em Microbiologia Agropecuária – Doutor em Zootecnia.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.