Cuidar dos dentes de um animal pode garantir muitos anos de vida para ele, além de tornar mais agradável o convívio entre ele e seu dono.
A falta de escovação dentária causa muito mais problemas do que o famoso “bafo de onça”. Sem ela, ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (crosta amarelo-amarronzada que aparece nos dentes caninos e molares do cão), podem provocar doenças em outros órgãos do corpo como infecções no coração, doenças no fígado, nos rins e também a gengivite e periodontite.
[sociallocker]
Porém não usar creme dental para humano nos animais, pois eles não vão cuspir a espuma. O flúor contido em nossos cremes dentais pode causar irritações no estômago do animal.
A escova de dente também precisa ser especial, pois os animais têm a gengiva bastante sensível e delicada, portanto usar uma escova de dente inadequada pode machucá-lo, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada ou dedeira que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes com mais facilidade.
Como escovar
- Escove sempre de maneira gentil e sem fazer força na gengiva.
- Faça movimentos circulares e não se esqueça de escovar os dentes dos fundos. Não se preocupe em escovar a parte de dentro dos dentes, pois as placas e o tártaro normalmente se aderem na face externa.
- Escove o céu da boca e a língua.
- Use sempre uma pequena porção de pasta de dentes e tente enxaguar, tomando cuidado para não entrar água no nariz.
Sempre oriente seu cliente a tratar dos dentes também em casa. São necessárias pelo menos duas escovações por semana para manter uma boca saudável.
[/sociallocker]