O Griffon não é um cão muito comum em encontrar no dia a dia
das pet shops. É mais visto em pistas em exposições. Porém, como sempre, é bom conhecer um pouco o trabalho básico para que, caso apareça em sua pet shop, você possa prestar um serviço de qualidade. Pois quem o compra como um pet sabe a raça que tem, o quanto custa e os cuidados que deve ter, portanto é muito importante que você como profissional deve saber e estar à frente do seu cliente.
Griffon é uma raça bem antiga. Em 1800 a raça foi estabelecida o suficiente para ser reconhecida em mostras de cães Belgas. De origem Belga provavelmente teve como seus antepassados o Affenpinscher e o Griffon d’ecurie ou “grifo estável”.
Os cachorros da raça Griffon de Bruxelas possuem bastante autoconfiança e entusiasmo. Muito ousados, brincalhões, teimosos e travessos. Este cachorro geralmente se dá bem com outros cães e animais de estimação. Possuem tendência a latir e subir em coisas. Alguns Griffons de Bruxelas são excelentes na arte da fuga. Esta raça é companheira e atrevida para uma família que deseja um animal sensível e divertido.
Para iniciarmos, quero mais uma vez falar sobre a importância do procedimento correto para que possamos ter e manter uma saúde da pele deste animal.
Neste tipo de pelo temos 3 fases de crescimento do pelo: Anágena, Catágena e Telógena. Segue a imagem abaixo para que possam entender.
Como vemos na imagem, mesmo que eu “corte” o fio, de nada adiantará ou mudará a sequência de crescimento, continuando a sequência e caindo de qualquer jeito.
A solução então é fazer um Trimming com faca, pedra ou dedal e tesoura semidentada. Assim, no processo, retiramos este pelo que já está nas fases Catágena ou Telógena. Sentimos ao arrancar a “dureza” do fio para que não machuquemos ou criemos algum dano à saúde do animal.
Vamos ao passo a passo do processo do primeiro trimming do Griffon. Para isso, como todos os filhotes, temos de tomar algumas decisões e passar para os tutores.
Normalmente os procedimentos são feitos em etapas, para que possamos fazer com que os cães acostumem-se com este fato novo que, além
de natural, pode ser “divertido”. Então procure nunca fazer em um único
dia, em uma única vez estes procedimentos por inteiro.