Corgi foi um ajudante essencial para os agricultores do sul do País de Gales. Embora estes cães pequenos especializados na criação de gado beliscando seus calcanhares e, em seguida, abaixando-se sob os cascos dos gados que estavam chutando foram quase certamente usados também no pastoreio de ovelhas e até mesmo pôneis galês. Apesar das alegações para a antiguidade da raça, que é difícil traçar as origens da raça ou até mesmo autenticar sua existência em tempos antigos. No entanto, um cão de gado Welsh é mencionado em um livro do século 11.
O Pembroke é menor, com características nítidas, uma expressão mais de raposa e caracteristicamente sem cauda. Em 1934, o Cardigan e o Pembroke Corgis foram divididos em duas raças distintas. Após isto o Pembroke disparou em popularidade. Seu apelo foi maior quando ele se tornou o favorito do rei George VI e posteriormente da rainha Elizabeth II. Na década de 1960, o Pembroke se tornou uma das raças de estimação mais populares em todo o mundo, mas principalmente na Grã-Bretanha. Esta popularidade desde então diminuiu um pouco, mas muito mais Pembrokes podem ser encontrados pastoreando as fazendas.
Cuidado para não confundir com o Welsh Corgi Cardigan. São raças diferentes, porém com a mesma origem e muito parecidas. Fisicamente a maior diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke é o rabo. O Pembroke tem o rabinho curto enquanto o Cardigan tem o rabo comprido.
Ágil e de raciocínio rápido, o Welsh Corgi Pembroke possui mente e corpos ativos. Ele precisa de exercícios diários, tanto físico como mental, para se sentir bem na casa. Ele é dedicado e disposto a agradar, divertido, carinhoso, amável e sociável. A expectativa de vida do Pembroke varia de 11 a 13 anos. Ele é muito bom com as crianças e pode ser reservado com estranhos e geralmente late bastante. Os machos dessa raça pesam em torno de 12 kg e podem medir de 0,2 a 0,33m. Já as fêmeas pesam em torno de 11 kg e a altura é igual à dos machos.
Fonte: Tudo sobre a raça Welsh Corgi Pembroke.