Revista Negócios Pet

Mercado pet - O menos abalado pela pandemia

Mercado pet – O menos abalado pela pandemia

A conclusão é do estudo realizado pela CVA Solutions.

Por ser um setor essencial e envolver grande vínculo afetivo entre os donos e seus pets, as clínicas veterinárias e pet shops não foram muito abaladas em faturamento durante a pandemia.

Mais de 65% se mantiveram estáveis ou aumentaram o faturamento, já que os estabelecimentos permaneceram abertos e os tutores de cães e gatos mantiveram todos os cuidados para com os seus companheiros. Apenas 33% registraram queda de faturamento.

A informação faz parte dos resultados de uma pesquisa realizada por telefone, com 524 veterinários de São Paulo e Rio de Janeiro, que trabalham em clínicas e pet shops visitadas por representantes das indústrias de rações e medicamentos. E revelou que os veterinários estão bastante satisfeitos com o trabalho dos representantes e com a qualidade dos produtos fabricados.

Esse é o quarto estudo realizado pela CVA Solutions, desde 2015. Dentro desse mercado, o veterinário é elemento fundamental, líder de opinião, pois é ele quem recomenda o tipo de ração e de medicamentos, especialmente vermífugos, antipulgas e vacinas. Na maioria das vezes o consumidor acata a orientação e compra o produto.

O Brasil possui mais de 78 milhões de cães e gatos domésticos e apresenta o segundo maior faturamento mundial desse setor, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet), em 2018, o faturamento do setor foi de R$ 20,3 bilhões.

Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, o estudo mostra também o crescimento de alguns fabricantes de rações e de medicamentos, além do crescimento do número de veterinários autônomos, que passaram a atender em domicílio, em razão da pandemia. Em 2019 esses profissionais representavam menos de 1% e agora são 4,6% da amostra.

Entre os veterinários entrevistados, 62,8% trabalham em clínicas veterinárias com pet shop e 51,7% são sócios ou proprietários do estabelecimento.

“Os veterinários, como líderes de opinião, são muito importantes para os fabricantes de ração e de medicamentos. Por isso o bom relacionamento entre eles é tão importante”, observa Cimatti.

Planos de Saúde Pets

Um fato interessante, que deve estar ligado à pandemia, foi a diminuição da aceitação de planos de saúde para pets nas clínicas veterinárias. Em 2019 15% delas trabalhavam com os planos de saúde, agora são 9%. O principal plano de saúde continua sendo o Health 4 Pet (Porto Seguro), seguido por Dr. Pet e Nofaro.

Ração Medicamentosa e Farmácia de Manipulação

Quase todos (97,7%) os veterinários entrevistados costumam indicar alguma ração medicamentosa, quando existe essa necessidade. As mais indicadas são as da Royal Canin, Premier Pet, Farmina, Hills, Total Alimentos e Purina.

Outra questão analisada foi a de medicamentos feitos em Farmácias de Manipulação para Pets: 85% dos veterinários costumam prescrever e geralmente indicam a Drogavet, Vet Fórmula, Fórmula Animal e outras.

Objetivo

O estudo da CVA Solutions tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado de rações e medicamentos para cães e gatos, a partir do ponto de vista do veterinário. Além de medir a posição competitiva e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável pelos fabricantes. O estudo avaliou ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante os veterinários.

No estudo foram citados pelos veterinários mais de 20 fabricantes de rações para cães e gatos e mais de 28 fabricantes de medicamentos para cães e gatos.

Nota muito boa entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions

O setor de rações e medicamentos para pets é bem avaliado pelos veterinários. Em uma escala de 1 a 10 eles deram nota 8,41, praticamente a mesma de 2019, quando foi 8,42. Dessa forma, Pet Care Vets ocupa agora a 14ª posição, entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Micro-ondas (nota 8,87) e o pior o de Planos de Saúde (6,93).

Valor Percebido – Ração para Cães e Gatos

A ração mais recomendada pelos veterinários para cães e para gatos é a Premier, seguida pela Royal Canin e pela Hills Science Diet.

Os principais critérios para indicação das rações são o conteúdo nutricional adequado, estudos clínicos, ter uma linha de produtos completa e ter tradição no mercado veterinário.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em ração para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Affinity, com nota 1,05, seguido pela Royal Canin e Farmina.

Força da Marca – Ração para Cães e Gatos

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo do fabricante Royal Canin, com 32,8%. Em segundo lugar aparece a Hills Science Diet, seguida por Premier Pet.

Valor Percebido – Medicamentos para Cães e Gatos

Os medicamentos mais recomendados pelos veterinários são vermífugos, antipulgas/carrapaticida e vacinas. O vermífugo mais recomendado para cães e gatos é o Drontal (Bayer), seguido por Vetmax Plus (Vetnil), Endogard (Virbac) para cães e Milbemax (Novartis), para gatos.

Entre os antipulgas/carrapaticida, para cães, os mais recomendados são Simparic (Zoetis) e Bravecto (MSD).
Para gatos, as recomendações são Revolution (Zoetis) e Bravecto (MSD). Para cães e gatos as vacinas mais recomendadas são da Zoetis, seguida pela MSD e Boehringer.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em medicamentos para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Avert, com nota 1,08, seguido por Virbac e Vetnil.

Força da Marca – Medicamentos para Cães e Gatos

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo da Agener União (18,7%), registrando bom crescimento em relação a 2019. Em segundo e em terceiro lugar aparecem Ouro Fino e Zoetis.

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.