A conclusão é do estudo realizado pela CVA Solutions.
Por ser um setor essencial e envolver grande vínculo afetivo entre os donos e seus pets, as clínicas veterinárias e pet shops não foram muito abaladas em faturamento durante a pandemia.
Mais de 65% se mantiveram estáveis ou aumentaram o faturamento, já que os estabelecimentos permaneceram abertos e os tutores de cães e gatos mantiveram todos os cuidados para com os seus companheiros. Apenas 33% registraram queda de faturamento.
A informação faz parte dos resultados de uma pesquisa realizada por telefone, com 524 veterinários de São Paulo e Rio de Janeiro, que trabalham em clínicas e pet shops visitadas por representantes das indústrias de rações e medicamentos. E revelou que os veterinários estão bastante satisfeitos com o trabalho dos representantes e com a qualidade dos produtos fabricados.
Esse é o quarto estudo realizado pela CVA Solutions, desde 2015. Dentro desse mercado, o veterinário é elemento fundamental, líder de opinião, pois é ele quem recomenda o tipo de ração e de medicamentos, especialmente vermífugos, antipulgas e vacinas. Na maioria das vezes o consumidor acata a orientação e compra o produto.
O Brasil possui mais de 78 milhões de cães e gatos domésticos e apresenta o segundo maior faturamento mundial desse setor, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet), em 2018, o faturamento do setor foi de R$ 20,3 bilhões.
Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, o estudo mostra também o crescimento de alguns fabricantes de rações e de medicamentos, além do crescimento do número de veterinários autônomos, que passaram a atender em domicílio, em razão da pandemia. Em 2019 esses profissionais representavam menos de 1% e agora são 4,6% da amostra.
Entre os veterinários entrevistados, 62,8% trabalham em clínicas veterinárias com pet shop e 51,7% são sócios ou proprietários do estabelecimento.
“Os veterinários, como líderes de opinião, são muito importantes para os fabricantes de ração e de medicamentos. Por isso o bom relacionamento entre eles é tão importante”, observa Cimatti.
Planos de Saúde Pets
Um fato interessante, que deve estar ligado à pandemia, foi a diminuição da aceitação de planos de saúde para pets nas clínicas veterinárias. Em 2019 15% delas trabalhavam com os planos de saúde, agora são 9%. O principal plano de saúde continua sendo o Health 4 Pet (Porto Seguro), seguido por Dr. Pet e Nofaro.
Ração Medicamentosa e Farmácia de Manipulação
Quase todos (97,7%) os veterinários entrevistados costumam indicar alguma ração medicamentosa, quando existe essa necessidade. As mais indicadas são as da Royal Canin, Premier Pet, Farmina, Hills, Total Alimentos e Purina.
Outra questão analisada foi a de medicamentos feitos em Farmácias de Manipulação para Pets: 85% dos veterinários costumam prescrever e geralmente indicam a Drogavet, Vet Fórmula, Fórmula Animal e outras.
Objetivo
O estudo da CVA Solutions tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado de rações e medicamentos para cães e gatos, a partir do ponto de vista do veterinário. Além de medir a posição competitiva e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável pelos fabricantes. O estudo avaliou ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante os veterinários.
No estudo foram citados pelos veterinários mais de 20 fabricantes de rações para cães e gatos e mais de 28 fabricantes de medicamentos para cães e gatos.
Nota muito boa entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions
O setor de rações e medicamentos para pets é bem avaliado pelos veterinários. Em uma escala de 1 a 10 eles deram nota 8,41, praticamente a mesma de 2019, quando foi 8,42. Dessa forma, Pet Care Vets ocupa agora a 14ª posição, entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Micro-ondas (nota 8,87) e o pior o de Planos de Saúde (6,93).
Valor Percebido – Ração para Cães e Gatos
A ração mais recomendada pelos veterinários para cães e para gatos é a Premier, seguida pela Royal Canin e pela Hills Science Diet.
Os principais critérios para indicação das rações são o conteúdo nutricional adequado, estudos clínicos, ter uma linha de produtos completa e ter tradição no mercado veterinário.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em ração para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Affinity, com nota 1,05, seguido pela Royal Canin e Farmina.
Força da Marca – Ração para Cães e Gatos
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo do fabricante Royal Canin, com 32,8%. Em segundo lugar aparece a Hills Science Diet, seguida por Premier Pet.
Valor Percebido – Medicamentos para Cães e Gatos
Os medicamentos mais recomendados pelos veterinários são vermífugos, antipulgas/carrapaticida e vacinas. O vermífugo mais recomendado para cães e gatos é o Drontal (Bayer), seguido por Vetmax Plus (Vetnil), Endogard (Virbac) para cães e Milbemax (Novartis), para gatos.
Entre os antipulgas/carrapaticida, para cães, os mais recomendados são Simparic (Zoetis) e Bravecto (MSD).
Para gatos, as recomendações são Revolution (Zoetis) e Bravecto (MSD). Para cães e gatos as vacinas mais recomendadas são da Zoetis, seguida pela MSD e Boehringer.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em medicamentos para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Avert, com nota 1,08, seguido por Virbac e Vetnil.
Força da Marca – Medicamentos para Cães e Gatos
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo da Agener União (18,7%), registrando bom crescimento em relação a 2019. Em segundo e em terceiro lugar aparecem Ouro Fino e Zoetis.