Revista Negócios Pet

O diagnóstico empresarial

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O diagnóstico empresarial

O diagnóstico empresarial é uma ferramenta extremamente importante para a competitividade da sua pet shop, distribuidora e clínica veterinária principalmente no atual panorama macroeconômico de crescimento para o segmento pet e aproveitar as oportunidades de mercado para expandir e abrir novas unidades de negócios em todo território nacional e internacional.

A proposta de elaborar um diagnóstico da situação atual da empresa e um prognóstico indicando ações que devem ser realizadas a fim de se aperfeiçoar a sua gestão e o respectivo desempenho organizacional é a grande vantagem de contratar uma empresa de consultoria.

Nesse sentido, a proposta de um projeto de consultoria organizacional contempla algumas ações:

 

Diagnóstico Empresarial

  • Levantamento de dados junto às diversas áreas organizacionais: atividades realizadas, responsáveis, indicadores de desempenho, lacunas organizacionais, percepções dos stakeholders envolvidos em relação às suas atividades, percepção dos envolvidos em relação à sua área e à empresa, sinergias existentes entre áreas organizacionais.
  • Mapeamento dos principais processos empresariais e identificação dos pontos que requerem atenção.
  • Mapeamento das fontes de informação utilizadas e potenciais parceiros estratégicos.
  • Identificação dos problemas existentes e das oportunidades de melhoria contínua.
  • Devolutiva junto aos gestores das áreas envolvidas e à direção.

 

Prognóstico

  • Definição dos objetivos a serem alcançados.
  • Elaboração de um plano de ação detalhado para se atingir os objetivos organizacionais estabelecidos no planejamento estratégico.
  • Revisão da estratégia corporativa.
  • O redesenho de novos produtos e serviços, mercados e novos canais de venda.
  • A redefinição de funções e responsabilidades das partes interessadas.
  • A administração do processo de mudança organizacional e cultural (change management).
  • A busca de soluções tecnológicas aplicadas ao negócio.

O diagnóstico empresarial serve para que a empresa realize uma autoavaliação e uma reflexão sobre os seus pontos fortes e fracos e possa ter um olhar para o mercado e buscar ser cada vez mais inovadora e competitiva, principalmente no atual cenário de incertezas e certamente grandes oportunidades irão surgir para quem estiver disposto a sair da sua zona de conforto e alavancar negócios!

 

Prof. Dr. Nivaldo Menezes www.ncmconsultoria.com.br

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar