Revista Negócios Pet

A paisagem dos novos negócios

A paisagem dos novos negócios

Você já parou para analisar se está acostumado com a paisagem no seu ambiente de trabalho?

Vemos subordinados que perderam o respeito com seus chefes e chefes que perderam o respeito com seus subordinados. Vemos empresas com paredes sujas, cantos quebrados, salas de espera mal arrumadas, banheiros sujos e malcuidados e até plantas secas em vasos secos. Esse relacionamento diário faz com que não prestem mais atenção ao que falam, como falam, como se comportam, etc. Quando chamamos a atenção, se surpreendem. A maioria não enxerga mais isso tudo. Acostumaram-se com a paisagem.

O mesmo pode estar acontecendo com velhos clientes e fornecedores. Eles acabam fazendo parte de nossa paisagem e aí não damos mais a atenção que dávamos e até acabamos perdendo o respeito que deveríamos ter. Uma grande falha.

Estamos na era da informação onde o núcleo da atualidade é a tecnologia, assim, temos consumidores bem informados que podem facilmente direcionar suas escolhas às várias ofertas de mercado. Novas tecnologias de informação e comunicação têm mudado o mundo de negócios de forma fundamental. Blogs, sites de redes sociais, microblogging, aplicativos e outras ferramentas são uma parte central da experiência do consumidor on-line. Sabemos que para os empresários, os consumidores encontram muitas variedades.

Dessa forma o mercado vem sentindo necessidade de segmentar o público-alvo e desenvolver um atendimento superior às expectativas criadas por eles. Precisamos aproveitar as oportunidades onde outros veem obstáculos. Excelentes oportunidades para profissionais que procuram melhorar, inovar e aumentar suas capacidades de relacionamento com clientes, aproveitando o poder das tecnologias interativas.

A regra de ouro segundo a qual o “cliente é rei” funciona bem para muitas empresas. Os consumidores estão em melhor situação porque suas necessidades e desejos estão sendo atendidos. Eles nos passam insights valiosos e podemos elaborar novos modelos de negócios e transformar oportunidades. Existe uma gama de opções para que o cliente opte por você, então atender às necessidades e desejos desses consumidores tornaram-se características mínimas esperadas por eles. As empresas que estão à frente da entrega de necessidades e desejos têm prosperado, enquanto outros falharam na nova era digital e na ausência de entrega de valores.

Os profissionais que praticam humanização contribuem no objetivo de oferecer soluções para problemas do seu público-alvo sem negligências. Nossa era está voltada para os valores. As empresas não devem tratar pessoas simplesmente como consumidoras, devemos tratá-las como seres humanos plenos: mente, coração e espírito. Devemos satisfazer seus anseios. Nossos consumidores buscam quem aborda suas mais profundas necessidades (justiça social, econômica, ambiental, em missão, visão e valores).

Em épocas difíceis onde doenças tornam-se pandemias, a pobreza aumenta e a destruição caminha a passos largos. Quem oferecer respostas e esperança a seus consumidores irá fidelizá-los a um nível superior. Hoje as empresas se diferenciam por seus valores, este é um diferencial significativo.

E na vida pessoal? Sua imagem está fazendo parte de que paisagem? Você anda percebendo se está gordo(a), feio(a), malvestido(a) e até falta de cuidados na higiene pessoal? Como andam os relacionamentos interpessoais? Eles fazem
parte da nossa paisagem e muitas vezes perdemos o respeito que se traduz em gentileza, consideração, em ouvir com atenção e levar a sério o que dizem.

Em resumo a paisagem de negócios está na participação, relação, globalização e na sociedade criativa. Essas grandes forças vêm transformando os consumidores, tornando-os mais colaborativos, culturais e voltados para valores.

Cuidado, para não se acostumar com a paisagem. Pense nisso.

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP www.usp.br/locfmvz
Mestranda M.V. Karina Costa – CRMV/AL 652, Diretora de Mkt VetCoaches.

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.