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A paisagem dos novos negócios

A paisagem dos novos negócios

Você já parou para analisar se está acostumado com a paisagem no seu ambiente de trabalho?

Vemos subordinados que perderam o respeito com seus chefes e chefes que perderam o respeito com seus subordinados. Vemos empresas com paredes sujas, cantos quebrados, salas de espera mal arrumadas, banheiros sujos e malcuidados e até plantas secas em vasos secos. Esse relacionamento diário faz com que não prestem mais atenção ao que falam, como falam, como se comportam, etc. Quando chamamos a atenção, se surpreendem. A maioria não enxerga mais isso tudo. Acostumaram-se com a paisagem.

O mesmo pode estar acontecendo com velhos clientes e fornecedores. Eles acabam fazendo parte de nossa paisagem e aí não damos mais a atenção que dávamos e até acabamos perdendo o respeito que deveríamos ter. Uma grande falha.

Estamos na era da informação onde o núcleo da atualidade é a tecnologia, assim, temos consumidores bem informados que podem facilmente direcionar suas escolhas às várias ofertas de mercado. Novas tecnologias de informação e comunicação têm mudado o mundo de negócios de forma fundamental. Blogs, sites de redes sociais, microblogging, aplicativos e outras ferramentas são uma parte central da experiência do consumidor on-line. Sabemos que para os empresários, os consumidores encontram muitas variedades.

Dessa forma o mercado vem sentindo necessidade de segmentar o público-alvo e desenvolver um atendimento superior às expectativas criadas por eles. Precisamos aproveitar as oportunidades onde outros veem obstáculos. Excelentes oportunidades para profissionais que procuram melhorar, inovar e aumentar suas capacidades de relacionamento com clientes, aproveitando o poder das tecnologias interativas.

A regra de ouro segundo a qual o “cliente é rei” funciona bem para muitas empresas. Os consumidores estão em melhor situação porque suas necessidades e desejos estão sendo atendidos. Eles nos passam insights valiosos e podemos elaborar novos modelos de negócios e transformar oportunidades. Existe uma gama de opções para que o cliente opte por você, então atender às necessidades e desejos desses consumidores tornaram-se características mínimas esperadas por eles. As empresas que estão à frente da entrega de necessidades e desejos têm prosperado, enquanto outros falharam na nova era digital e na ausência de entrega de valores.

Os profissionais que praticam humanização contribuem no objetivo de oferecer soluções para problemas do seu público-alvo sem negligências. Nossa era está voltada para os valores. As empresas não devem tratar pessoas simplesmente como consumidoras, devemos tratá-las como seres humanos plenos: mente, coração e espírito. Devemos satisfazer seus anseios. Nossos consumidores buscam quem aborda suas mais profundas necessidades (justiça social, econômica, ambiental, em missão, visão e valores).

Em épocas difíceis onde doenças tornam-se pandemias, a pobreza aumenta e a destruição caminha a passos largos. Quem oferecer respostas e esperança a seus consumidores irá fidelizá-los a um nível superior. Hoje as empresas se diferenciam por seus valores, este é um diferencial significativo.

E na vida pessoal? Sua imagem está fazendo parte de que paisagem? Você anda percebendo se está gordo(a), feio(a), malvestido(a) e até falta de cuidados na higiene pessoal? Como andam os relacionamentos interpessoais? Eles fazem
parte da nossa paisagem e muitas vezes perdemos o respeito que se traduz em gentileza, consideração, em ouvir com atenção e levar a sério o que dizem.

Em resumo a paisagem de negócios está na participação, relação, globalização e na sociedade criativa. Essas grandes forças vêm transformando os consumidores, tornando-os mais colaborativos, culturais e voltados para valores.

Cuidado, para não se acostumar com a paisagem. Pense nisso.

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP www.usp.br/locfmvz
Mestranda M.V. Karina Costa – CRMV/AL 652, Diretora de Mkt VetCoaches.

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