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Aplicando o Inbound Marketing

A tecnologia veio para resolver ou criar soluções para os problemas, um bom exemplo disso é a criação da roda. A ideia era utilizá-la para transportar as coisas de um lugar para o outro e a partir disso surgiram os carros e anos depois aplicativos como o Uber, que ainda sim seu objetivo é transportar coisas ou pessoas de um lugar para o outro.

O inbound marketing veio popularizar ferramentas que resolvem problemas através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade para trazer as pessoas certas para sua empresa. Fantástico, não é mesmo? Vamos entender um pouquinho melhor o que podemos fazer para alcançar mais clientes.

Sua clínica consegue resolver os problemas dos seus clientes? Você tem algumas ideias para resoluções destes problemas mas não sabe se irá dar certo, se é o que seus clientes estão buscando, certo? As pessoas do seu convívio reclamam que não conseguem uma solução para as dificuldades que encontram em aumentar o fluxo de clientes? Com o auxílio da internet e do inbound marketing você consegue validar com segurança todas essas respostas.

Através de algumas ferramentas você pode descobrir se seu produto ou serviço é uma boa resolução para o problema que seus clientes vem sinalizando, ou seja, se ele realmente é real e procurado pelo seu público-alvo. Como por exemplo o Keyword planner, que é uma ferramenta gratuita do Google utilizada para descobrir se alguns termos, temas e pesquisas específicas estão sendo buscadas pelos internautas. Outras ferramentas são os fóruns, social mídia e blogs. Este último serve como um teste de adesão para um tipo de assunto, desta forma você vai ver a aprovação e o número de pessoas que estão interessadas neste tema. Em um blog você parte do princípio que se o cliente não consome aquela informação de graça, provavelmente ele não irá pagar por aquilo.

Após a confirmação de que o problema existe e você tem a solução para ele, é necessário agora que isso atinja quem precisa dela, seu cliente. Para que o produto/serviço chegue até ele, você vai precisar de um produto/serviço atrativo e que funcione, uma receita para começar a operar e de pessoas que comprem a ideia para trabalhar contigo.

Uma boa estratégia de inbound vai te gerar Leads, que são seus clientes em potencial, aqueles que têm interesse nos seus produtos. Eles tendem a ser seus primeiros clientes e gerar a receita inicial para seu negócio. Nesse ponto você conseguiu validar o problema utilizando o inbound marketing, mas é necessário agora continuar crescendo e retendo clientes.

Reter clientes é educar em escala, automatizar o relacionamento e solucionar novos problemas. O conteúdo que serve para atrair visitantes também ajuda o seu cliente a entender melhor o problema que ele possui e quais as melhores estratégias para usar seu produto/ serviço.

Com o crescimento da sua empresa, vai ser inevitável automatizar o relacionamento com os clientes, mas isso não deve cair no marketing, que se utiliza apenas ofertas e promoções via e-mail, é necessário ir muito além disso, usar dicas, opções diferentes de conteúdo que chamem atenção, frequência em ações promocionais, entre outras.

Para que sua empresa evolua e não seja apagada pelos concorrentes é necessário resolver novos problemas e os pontos trabalhados na etapa de validação pode ajudá-lo nessa tarefa, como por exemplo através do e-mailmarketing. Você envia um conteúdo com 4 temas para seu cliente e um tema específico é o mais clicado e mais acessado no seu site, isso significa que o seu cliente está com problemas e tem procurado resolver este problema.

Como poderemos utilizar o inbound marketing a nosso favor? Criando: notícias, mídias, relações públicas, ebooks, white papers, infográficos, webinários, boca a boca, podcast, perguntas e respostas, links diretos ou referenciados, social bookmarking, fóruns, vídeos on-line, marketing através de comentários, e-mail, SEO, mídias sociais, blogs.

O problema do seu cliente deve fazer parte das suas estratégias de marketing da mesma forma que faz parte da sua oferta de produtos e serviços. São estratégias integradas. Então vamos utilizar as ferramentas de marketing digital a seu favor?

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP

www.usp.br/locfmvz

 

Karina Costa — Marketing Veterinário – Agromarketing 

www.karinacosta.com

 

 

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