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Aumentando as vendas da pet shop com Whatsapp

Aumentando as vendas da pet shop com Whatsapp

O Whatsapp é um aplicativo para troca de mensagens simultâneas que se tornou muito popular no Brasil. Ele já ultrapassa 2 bilhões de usuários no mundo. Além disso, de acordo com um relatório da App Annie, em 2019, ele liderou o ranking mundial de usuários ativos no mês. Portanto, certamente, ele é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da pet shop, certo?

Afinal, as ações no mundo digital estão cada vez mais em alta. Por isso, acompanhar as mudanças tecnológicas e investir nelas para aperfeiçoar o seu negócio é sempre uma ótima alternativa.

Você não sabe como aumentar as vendas na pet shop utilizando o Whatsapp? Venha conosco e confira as nossas dicas agora mesmo!

 

Gere contatos para o Whatsapp

Primeiramente, para criar uma boa campanha no Whatsapp é preciso ter contatos qualificados, certo? Por isso você precisa ter uma lista de cadastro de clientes que autorizem o envio de mensagens para o celular.

Aqui, é importante ter em mente de que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem regras muito claras sobre o uso de informações pessoais. Por isso, jamais envie mensagens ao seu cliente sem a sua prévia autorização, está bem?

Para coletar esses números você pode utilizar diversas ferramentas:

  • O próprio CRM da sua empresa.
  • O cadastro do cliente no seu sistema.
  • As landing pages no site com um formulário de contato.
  • Os anúncios, como o Facebook Lead Ads.

 

Organize os clientes

Depois de ter os contatos autorizados é preciso organizá-los por preferência. Somente assim, você envia a mensagem correta para a pessoa certa. Por exemplo, imagine que Ana tenha um gato.

Assim, enviar promoções de rações para cães não será interessante. Afinal, ela terá uma péssima experiência com a sua empresa, certo? Isso porque ela vai perceber que você não sabe quem ela é.

Por isso, uma dica é, ao adicionar os contatos, inserir alguma tag para identificar o interesse do seu cliente. Por exemplo:

  • Ana Silva — gato.
  • Pedro Castilhos — cachorro.
  • André Santos — chinchila.
  • Pietro Katz — coelho.
  • Joana Magnus — pássaros.

Assim, por exemplo, quando você cria uma campanha promocional para divulgar o lançamento de uma ração para cachorro, basta digitar na lupa “cachorro” e você terá uma lista completa de pessoas que têm o perfil para receber esse tipo de divulgação.

Portanto, as suas campanhas se tornam cada vez mais personalizadas e proporcionam ao cliente uma ótima experiência.

 

Crie uma lista de transmissão para aumentar as vendas da pet shop

Muitas empresas criam grupos no Whatsapp para divulgar promoções e outros assuntos. No entanto, a nossa dica é: não faça isso! Afinal, muitas pessoas não gostam desse tipo de ação. Além disso, precisamos considerar que o consumidor moderno exige personalização e um atendimento diferenciado, certo?

Portanto, saiba que você pode criar uma lista de transmissão. Assim, você e o seu cliente podem conversar de forma individual — mesmo que a mensagem seja a mesma enviada para todos de uma única vez. As listas suportam até 256 contatos, mas você pode criar quantas precisar.

Observação: Para criar uma conversa na lista de transmissão, você deve solicitar ao seu cliente para que adicione o seu número de contato no Whatsapp também.

 

Crie um link direto do Whatsapp

  • Crie um link para que as pessoas tenham acesso direto ao Whatsapp da sua pet shop. Assim, você tem diversas possibilidades, por exemplo:
  • Redes sociais: faça um post contando a novidade, faça um anúncio pago nelas e insira o link no seu perfil.
  • Site: faça um banner na página inicial divulgando o link e insira um botão direto em um espaço na home.
  • E-mail: insira no template padrão da sua pet shop um ícone com o link direto do Whatsapp.
  • Assinatura de e-mail: insira um ícone com o link direto do Whatsapp no padrão de assinatura dos e-mails da sua equipe.

 

Ofereça um conteúdo rico

Um dos maiores segredos para fidelizar o seu público e aumentar as vendas da pet shop com o Whatsapp é investir em um bom planejamento de conteúdo. É importante sim divulgar as ofertas e promoções, no entanto, não foque somente nisso!

Crie conteúdo relevante e interessante para o seu público. Melhor ainda se você fizer campanhas personalizadas, integradas ao CRM da sua pet shop.

Por exemplo, vamos supor que a Camila comprou um vermífugo (que tem a duração de um mês de eficácia) para o seu cachorro em janeiro. Assim, em fevereiro, encaminhe um lembrete personalizado, falando que está na hora de vermifugar novamente.

 

Invista em boas promoções

É importante ter um bom planejamento de promoções, pois elas ajudam a impulsionar as vendas. Por exemplo, você pode utilizar as datas comemorativas para criar mais engajamento e criar ofertas temáticas.

Dessa forma, ofereça ao seu cliente kits de descontos, brindes e outras ações que sejam viáveis para a sua pet shop. As promoções ajudam a incentivar a fidelização do seu público. Além disso, você pode criar um ótimo plano de fidelidade para que o consumidor tenha algum benefício por ser fiel à sua empresa.

 

Utilize o Whatsapp web

Convenhamos: é muito mais fácil criar campanhas e digitar mensagens utilizando um notebook ou computador, ao invés de utilizar o aparelho celular, certo?

Por isso, uma ideia interessante é utilizar o Whatsapp web. Assim, você transmite a tela do seu celular para o computador.

Acesse o site do Whatsapp web (web.Whatsapp.com) e leia o QR Code da tela. Essa estratégia ajuda muito na hora de administrar os contatos e as mensagens.

 

Use o status do Whatsapp

O status do Whatsapp também pode ser utilizado como uma forma de aumentar as vendas da pet shop. Ele é um recurso muito semelhante aos stories do Instagram e Facebook.

Assim, você envia um conteúdo que fica disponível por 24 horas. Dessa maneira, é uma oportunidade para criar conteúdo diário para que todos os seus contatos tenham acesso.

Aqui, vale ressaltar que é essencial criar conteúdo relevante e com uma boa identidade visual, está bem? Publicações com fotos ruins, desfocadas ou legendas mal escritas podem prejudicar a imagem do seu negócio.

 

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