Aumentando as vendas da pet shop com Whatsapp

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Aumentando as vendas da pet shop com Whatsapp

Por:

O Whatsapp é um aplicativo para troca de mensagens simultâneas que se tornou muito popular no Brasil. Ele já ultrapassa 2 bilhões de usuários no mundo. Além disso, de acordo com um relatório da App Annie, em 2019, ele liderou o ranking mundial de usuários ativos no mês. Portanto, certamente, ele é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da pet shop, certo?

Afinal, as ações no mundo digital estão cada vez mais em alta. Por isso, acompanhar as mudanças tecnológicas e investir nelas para aperfeiçoar o seu negócio é sempre uma ótima alternativa.

Você não sabe como aumentar as vendas na pet shop utilizando o Whatsapp? Venha conosco e confira as nossas dicas agora mesmo!

 

Gere contatos para o Whatsapp

Primeiramente, para criar uma boa campanha no Whatsapp é preciso ter contatos qualificados, certo? Por isso você precisa ter uma lista de cadastro de clientes que autorizem o envio de mensagens para o celular.

Aqui, é importante ter em mente de que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem regras muito claras sobre o uso de informações pessoais. Por isso, jamais envie mensagens ao seu cliente sem a sua prévia autorização, está bem?

Para coletar esses números você pode utilizar diversas ferramentas:

  • O próprio CRM da sua empresa.
  • O cadastro do cliente no seu sistema.
  • As landing pages no site com um formulário de contato.
  • Os anúncios, como o Facebook Lead Ads.

 

Organize os clientes

Depois de ter os contatos autorizados é preciso organizá-los por preferência. Somente assim, você envia a mensagem correta para a pessoa certa. Por exemplo, imagine que Ana tenha um gato.

Assim, enviar promoções de rações para cães não será interessante. Afinal, ela terá uma péssima experiência com a sua empresa, certo? Isso porque ela vai perceber que você não sabe quem ela é.

Por isso, uma dica é, ao adicionar os contatos, inserir alguma tag para identificar o interesse do seu cliente. Por exemplo:

  • Ana Silva — gato.
  • Pedro Castilhos — cachorro.
  • André Santos — chinchila.
  • Pietro Katz — coelho.
  • Joana Magnus — pássaros.

Assim, por exemplo, quando você cria uma campanha promocional para divulgar o lançamento de uma ração para cachorro, basta digitar na lupa “cachorro” e você terá uma lista completa de pessoas que têm o perfil para receber esse tipo de divulgação.

Portanto, as suas campanhas se tornam cada vez mais personalizadas e proporcionam ao cliente uma ótima experiência.

 

Crie uma lista de transmissão para aumentar as vendas da pet shop

Muitas empresas criam grupos no Whatsapp para divulgar promoções e outros assuntos. No entanto, a nossa dica é: não faça isso! Afinal, muitas pessoas não gostam desse tipo de ação. Além disso, precisamos considerar que o consumidor moderno exige personalização e um atendimento diferenciado, certo?

Portanto, saiba que você pode criar uma lista de transmissão. Assim, você e o seu cliente podem conversar de forma individual — mesmo que a mensagem seja a mesma enviada para todos de uma única vez. As listas suportam até 256 contatos, mas você pode criar quantas precisar.

Observação: Para criar uma conversa na lista de transmissão, você deve solicitar ao seu cliente para que adicione o seu número de contato no Whatsapp também.

 

Crie um link direto do Whatsapp

  • Crie um link para que as pessoas tenham acesso direto ao Whatsapp da sua pet shop. Assim, você tem diversas possibilidades, por exemplo:
  • Redes sociais: faça um post contando a novidade, faça um anúncio pago nelas e insira o link no seu perfil.
  • Site: faça um banner na página inicial divulgando o link e insira um botão direto em um espaço na home.
  • E-mail: insira no template padrão da sua pet shop um ícone com o link direto do Whatsapp.
  • Assinatura de e-mail: insira um ícone com o link direto do Whatsapp no padrão de assinatura dos e-mails da sua equipe.

 

Ofereça um conteúdo rico

Um dos maiores segredos para fidelizar o seu público e aumentar as vendas da pet shop com o Whatsapp é investir em um bom planejamento de conteúdo. É importante sim divulgar as ofertas e promoções, no entanto, não foque somente nisso!

Crie conteúdo relevante e interessante para o seu público. Melhor ainda se você fizer campanhas personalizadas, integradas ao CRM da sua pet shop.

Por exemplo, vamos supor que a Camila comprou um vermífugo (que tem a duração de um mês de eficácia) para o seu cachorro em janeiro. Assim, em fevereiro, encaminhe um lembrete personalizado, falando que está na hora de vermifugar novamente.

 

Invista em boas promoções

É importante ter um bom planejamento de promoções, pois elas ajudam a impulsionar as vendas. Por exemplo, você pode utilizar as datas comemorativas para criar mais engajamento e criar ofertas temáticas.

Dessa forma, ofereça ao seu cliente kits de descontos, brindes e outras ações que sejam viáveis para a sua pet shop. As promoções ajudam a incentivar a fidelização do seu público. Além disso, você pode criar um ótimo plano de fidelidade para que o consumidor tenha algum benefício por ser fiel à sua empresa.

 

Utilize o Whatsapp web

Convenhamos: é muito mais fácil criar campanhas e digitar mensagens utilizando um notebook ou computador, ao invés de utilizar o aparelho celular, certo?

Por isso, uma ideia interessante é utilizar o Whatsapp web. Assim, você transmite a tela do seu celular para o computador.

Acesse o site do Whatsapp web (web.Whatsapp.com) e leia o QR Code da tela. Essa estratégia ajuda muito na hora de administrar os contatos e as mensagens.

 

Use o status do Whatsapp

O status do Whatsapp também pode ser utilizado como uma forma de aumentar as vendas da pet shop. Ele é um recurso muito semelhante aos stories do Instagram e Facebook.

Assim, você envia um conteúdo que fica disponível por 24 horas. Dessa maneira, é uma oportunidade para criar conteúdo diário para que todos os seus contatos tenham acesso.

Aqui, vale ressaltar que é essencial criar conteúdo relevante e com uma boa identidade visual, está bem? Publicações com fotos ruins, desfocadas ou legendas mal escritas podem prejudicar a imagem do seu negócio.

 

Outras matérias que você pode gostar

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital