Se você até hoje não aprendeu como divulgar uma clínica veterinária e, por isso, vem sofrendo há algum tempo com problemas como ausência constante de novos clientes ou fluxo de caixa negativo ou inconstante, você precisa agir agora!
De que adianta investir dinheiro em estrutura, decoração, produtos, serviço de qualidade e não investir em divulgação? Esse é o passo principal para deslanchar seu negócio rumo ao sucesso. Além disso, a divulgação é uma forte ferramenta para lidar com a concorrência. Então, veja abaixo quais os principais passos para alavancar sua clínica veterinária rumo ao sucesso!
Participe de eventos para PETS
Marque presença em eventos PETS, como feiras e convenções, são excelentes locais para você acrescentar no “currículo do seu negócio” e para você divulgar sua clínica. Procure promover eventos como feira de adoção de cães e
gatos, além de ser uma boa ação, você pode aproveitar para fazer degustação de seus produtos, assim captará um alto número de clientes. Mas lembre-se não faça ou participe desses eventos com o intuito apenas de vender, mas para tornar a sua presença importante para as pessoas que estão ali.
Participe de eventos voltados à sua área de atuação
Eventos como feiras, workshops, palestras, congressos e outros de médio/grande porte, são ótimas oportunidades de conhecer outros(as) empreendedores(as) e trocar conhecimentos, e adquirir contatos. Ainda você pode divulgar o negócio e isso pode ocorrer de várias formas, entre elas, o networking que ocorre de uma maneira muito efetiva nestes momentos, quando há uma troca intensa de experiências, contatos e indicações; a sua participação em palestras, minitreinamentos, workshops tratando de temas pertinentes e que agreguem valor real aos participantes.
Faça parcerias com entidades que cuidam de animais
Este tipo de estratégia, com sociedades ou associações que buscam resguardar os PETS, é uma boa forma de divulgação. Você pode dar desconto ou oferecer algum serviço gratuitamente. A ação pode lhe render boas indicações de clientes que paguem. Afinal, as entidades possuem uma grande lista de pessoas que amam os seus bichos e buscam o melhor para eles. Procure fazer parcerias com ONG’s e instituições que promovem boas ações para PETS.
Tenha um blog com conteúdo relevante
Uma boa forma para quem pensa em como divulgar uma clínica veterinária é apostar também na criação de um blog, vinculado ou não ao website da empresa. E por que é tão interessante ter uma ferramenta dessa?
Com essa ferramenta você pode escrever artigos que tratem sobre a sua área de atuação, sobre sua empresa, sobre os serviços da sua clínica, sobre dicas e sugestões que atendam a uma necessidade do seu cliente. Outra vantagem do blog é que o conteúdo pode ser compartilhado nas suas redes sociais, aumentando ainda mais o raio de divulgação da sua clínica veterinária.
Tenha as redes sociais como suas aliadas
Falando em redes sociais, a melhor forma de divulgar seu negócio é por meio delas, pois essa é a forma que você aparece para seus clientes mais distantes. Pense em ter, pelo menos, uma página no Facebook e um perfil de negócio
no Instagram. Esses são canais de comunicação on-line que garantem uma divulgação mais assertiva de sua clínica veterinária.
Além disso, algumas ferramentas dessas redes sociais podem te ajudar a acertar seu público-alvo, e através disso você pode divulgar promoções e novidades, o que também atrairá clientela.
Crie um canal no Youtube
Há pessoas que efetivamente não gostam de ler e preferem assistir a vídeos. Então, aproveite esse público e faça vídeos incríveis que contribuam para interagir com o seu negócio. Pautas como dicas de saúde e higiene do PET são assuntos procurados e que você falar no seu canal, além de muitos outros assuntos.