Depende do tipo de empresa que você tem. China hoje é o segundo mercado global, com metade da economia dos EUA em valores.
O mundo compra e vende tanto da China quanto dos EUA. Quando o mercado chinês desaquece, diminuem as vendas e compras e assim muitas empresas param ou diminuem seus negócios. Xang Li tem uma empresa de caneta e lápis na China. Ele vendeu nos últimos 5 anos muitos dólares para o mercado brasileiro. Ficou bem de vida. Com nossa crise, a empresa brasileira parou de comprar dele, mas logo ele arrumou outra empresa, mas na Colômbia. Tudo ia bem, até que o mercado chinês também começou a crescer menos. As razões são muitas e fogem do contexto deste artigo. O que importa é que Xang Li faliu. E com ele muitos outros. Imagine os dois países com desaquecimento: China e Brasil agora. Significa que os donos de muitas empresas falidas não terão dinheiro suficiente para gastar com seus pets. A cada empresa que falir, aumenta o risco de um cliente querer gastar menos com seu animal, logo você pode estar na reta![sociallocker]
Quem mais sofre com crises econômicas são pessoas que dependem de emprego (empresa fechada = desemprego) e que dependem de clientes (sua empresa). Pense duas vezes ao criticar empresários, pois se eles vão bem, vendendo muito, significa que podem gerar muito emprego e os empregadores terão renda, logo poderão gastar com você. Ruim ou bom, este é o mundo capitalista. Nada contra, só não curto, mas se você odeia capitalismo, mude-se para Cuba ou Coreia do Norte.
Vejo pessoas com dizeres, clichês, com discurso socialista, mas anda de carro, bebe bons vinhosem restaurantes caros e viaja sempre. Estranho, não?
Empresários de sucesso sustentam muitas famílias, por proporcionar empregos e pagar bastante impostos.
Muitos criticam os empresários, os ditos burgueses, e vivem reclamando que não têm dinheiro suficiente. Buscam ganhar mais. Onde? A meu ver, empreendendo! Logo, muitos possuem discurso nada coerente![/sociallocker]
Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP www.usp.br/locfmvz