O marketing digital utiliza várias dessas redes e o Instagram é uma delas, ganhando cada vez mais força no cenário mundial. O Brasil está entre os cinco países que mais usam esta plataforma, sendo um dos principais canais de acesso a informações e entretenimento. As utilizações das redes sociais, no geral, possuem algumas vantagens, por serem um canal barato e mesmo as publicações não impulsionadas conseguirem bons resultados. Seu grande poder de viralização de conteúdo é uma ótima forma para estreitar o relacionamento com os clientes por meio de mensagens diretas ou de comentários, tornando mais rápidos os feedbacks nestas plataformas.
Para a produção de conteúdo é interessante não promover apenas o que sua empresa vende e sim desenvolver conteúdos direcionados para esta plataforma, em formatos diferentes do blog e do website. O Instagram é uma ferramenta fortemente visual, onde você pode usar diversas formas de apresentação do conteúdo, seja por meio de imagens, vídeos, gifs, infográficos ou transmissões ao vivo. Além disso, hoje, ele possui a adição dos stories, onde você posta seu conteúdo do dia e em 24h ele desaparece.
Para produzir conteúdos que gerem resultados, aí vão cinco dicas que otimizam a utilização das plataformas.
1 – As hashtags
Hashtags são palavras-chave precedidas de um # que são usadas para categorizar as fotos dentro do Instagram e servem para direcionar a um grupo de pesquisa daquele tópico. O uso das hashtags são possíveis portas de entrada para novos clientes internos (leads). Aproveite as tags específicas para contribuir com os conteúdos relacionados e elas elevarem seu nível de referência. Lembre que usá-las em excesso não significa que você terá um bom retorno, pelo contrário, provavelmente alcançarão usuários que não estão relacionados com seu negócio, desperdiçando um potencial que poderia ter sido mais vantajoso.
2 – Stories
É uma funcionalidade relativamente nova, lançada pelo Instagram e tem ganhado uma excelente aceitação entre os usuários. As “histórias” no Instagram permitem a publicação de fotos e vídeos que duram apenas 24h. Essa ferramenta tem sido muito usada para aproximar o contato dos clientes com a empresa, como o que se passa nos bastidores daquelas publicações fixas, ou o que está acontecendo antes daquele grande evento que você irá promover. Isso faz o seu cliente e seguidor sentir-se mais próximo e parte daquilo que está acontecendo.
3 – Repost
O Repost ou o Regram permite a respostagem de publicações de terceiros, possibilitando divulgar os feedbacks positivos postados por algum usuário que utilizou seu serviço ou produto, ou até mesmo de outros conteúdos que tenham relação com o seu negócio. Fazer uma dinâmica e convidar os usuários para postar fotos ou vídeos com conteúdos relacionados a sua empresa com a garantia de compartilhar no seu perfil os melhores também é uma forma de atrair tráfego e visibilidade.
4 – Interatividade
Curtir os comentários, responder o mais rápido possível, seguir de volta, são formas de interagir. Essa interação é o melhor jeito de mostrar para a pessoa que está na outra tela, que você está vendo o que ela comenta, que sua empresa preocupa-se e observa cada detalhe. Pode parecer pouco, mas você pode conquistar muitos clientes apenas com essas atitudes.
5 – Promoção de conteúdo
Para finalizar, utilize o Instagram da melhor forma possível para promover o seu conteúdo postado em outras redes sociais. Divulgue o link do seu site na “Bio”, assim como também prepare alguma imagem relacionada às novas postagens do site para anunciar no Instagram e convidá-los a conhecer o site ou suas outras redes sociais, com o intuito de já integrá-las a essas redes.
Quanto faz sentido o seu negócio estar bem representado no Instagram? “Uma imagem vale mais que mil palavras? Essa frase nunca teve tanta força nas redes sociais quanto no Instagram.
Hoje, são mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo que postam imagens, vídeos, curtem as postagens e deixam os seus comentários. Como anda sua presença nas redes?
Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP www.usp.br/locfmvz
Karina Costa, Marketing Veterinário