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O que o seu cliente quer saber sobre a sua marca?

O que o seu cliente quer saber sobre a sua marca?

É sempre desagradável quando estamos em um ambiente descontraído e alguém inicia um assunto que deixa o clima ‘pesado’. Também vale para quando estamos em uma situação que exige seriedade e uma pessoa começa a fazer brincadeiras. Algo muito similar ocorre quando a empresa cria um canal de comunicação com o cliente e ele não está aberto a ouvi-lo.

Mas, como identificar o que o seu cliente quer saber sobre a sua marca e onde ele está disposto a consumir o seu conteúdo?

O primeiro passo é definir o objetivo da sua comunicação: o que você quer transmitir, informar a partir daquele post nas redes sociais, daquela entrevista para um grande portal? Aquela participação em um podcast ou o e-mail que foi enviado trará qual retorno para o seu negócio?

A resposta impulsionar as vendas é muito superficial porque a comunicação pode conquistar isso de inúmeras formas: aumentando a visibilidade ao tornar a empresa conhecida por mais pessoas; reforçando a credibilidade, o que é um fator importante na tomada de decisão de compra para B2B ou fortalecendo a autoridade, que é essencial para especialistas e personalidades.

A partir disso, é preciso identificar quais são os canais de comunicação que vão lhe ajudar a conquistar seu objetivo. Por exemplo, um negócio B2B que vende para grandes empresas, precisa ter um site com blog atualizado, pois quem decide são leads ‘mais quentes’, que sabem os problemas que precisam resolver. Por isso, eles irão pesquisar diretamente no Google e sua página deve estar bem rankeada para que seja encontrada. Já aqueles que têm como clientes pequenas empresas, terão que conscientizar seu público de que ele não cresce ou alcança determinado patamar por conta de uma falha na operação e que a sua solução irá resolver isso, portanto, o Instagram vai funcionar plenamente para este objetivo.

O terceiro passo é mapear o que está acontecendo no seu negócio e quando o cliente souber, irá se conectar genuinamente contigo. Um exemplo: você é personal stylist, com a chegada da primavera você tem um gancho de conteúdo que irá potencializar as suas vendas ao explicar as peças de inverno que podem ser reaproveitadas nesta nova estação, como também apontar, dentro das tendências, o que faz sentido usar na vida real.

Já se é uma startup em busca de investimento, é importante falar sobre a aceitação de mercado da sua solução, a entrada em novas praças, o recebimento de aporte, entre outras informações sobre a performance do negócio em veículos de comunicação – portais de notícias, jornais, revista, emissoras de rádio e TV – especializadas em negócios, pois é lá que estará seu futuro investidor anjo.

Saia do lugar comum de seguir trends em redes sociais ou de falar mais do mesmo em espaços mais descolados. Ao identificar como você se encaixa na vida das pessoas – inclusive dos decisores B2B – você transformará a comunicação em uma ferramenta de inteligência de negócios que lhe ajudará a chegar mais rápido nos lugares onde você e o seu negócio verdadeiramente devem estar.

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