Revista Negócios Pet

Pet Shops e Agro Shops

As pet shops e os agro shops precisam se adaptar às mudanças que ocorrem tanto no mercado interno como no externo, este último influenciador de nossos desejos. Acontecimentos políticos, sociais e ambientais fazem com que o consumidor reaja de várias maneiras frente ao mercado.

Ambientes diferentes podem gerar problemas para as empresas, mas também ser fontes de oportunidades para criação de produtos e serviços que amenizem e até resolvam esses entraves.

Os serviços médicos-veterinários não param de crescer. As maiores empresas investem pesado no setor porque têm conhecimento dessa expansão ao longo dos anos. Mas se nossas vendas de serviços e produtos forem feitas da maneira que fazíamos no século passado, simplesmente estaremos fora do mercado em um curto espaço de tempo.

Pet shops e agro shops modernos são aqueles que têm como objetivo crescer dirigidos ao consumidor. É necessário orientar-se pelas leis que regem e regulamentam o comércio de serviços e produtos para animais de companhia. Existem decretos e leis tanto na esfera estadual como na federal, como o decreto 40.400 de 09/96.

Muitas dessas lojas desconhecem o rigor da lei e a infringem oferecendo serviços e produtos com o padrão de qualidade exigido. Estabelecimentos veterinários devem estar prontos e adaptados para atender às necessidades, identificar os desejos e as verdadeiras demandas do mercado consumidor.

O que se observa, então, é que a partir dos anos 1980, a visão de marketing pelas empresas tornou-se mais clara. Começamos a praticar os programas de qualidade total, pois havia a necessidade das empresas se voltarem para os consumidores finais.

O conceito de marketing tem de ser explorado. É aproveitado por muitas empresas que procuram administrar melhor o seu preço.

A valorização do produto ou do serviço para atender ao mercado cada vez mais exigente é um dos pontos principais da missão de pet shop e agro shop. Inovar sempre para que o público-alvo possa acompanhar o desenvolvimento mundial, em uma tendência chamada, até então, de globalização.

As empresas bem-sucedidas são precedidas de um planejamento a médio prazo. No mercado tão competitivo de hoje, cada vez mais vale tudo, desde uma boa estratégia de marketing e até aquisições de concorrentes. As grandes empresas do ramo já definem o seu canal de distribuição e vendas definindo, assim, quem serão seus revendedores ou distribuidores e onde, como e quem serão seus pontos de venda.

Sabemos que para cumprir as responsabilidades perante o cliente-consumidor, os estabelecimentos de vanguarda precisam de planejamento, execução e acompanhamento de marketing. Necessitam também se adequar, se houver algum fator que venha mudar o panorama atual do negócio, prevendo como será a demanda.

Podemos destacar que a falta de uma administração profissional de marketing acarretará muitas vezes em ações predominantemente empíricas e sem qualquer planejamento que levará ao insucesso.

 

Francis Magno Flosi é professor, médico-veterinário, acadêmico da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, diretor-presidente do Grupo Qualittas e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.