1. Home
  2. /
  3. Mkt Veterinário
  4. /
  5. Por que seus investimentos estão rendendo pouco?
Por que seus investimentos estão rendendo pouco?

Por que seus investimentos estão rendendo pouco?

Por: Profº. Drº. Marco Antonio Gioso

As pessoas têm comentado que seus investimentos estão rendendo pouco: qual seria a explicação?

Precisamos entender primeiramente o que é a tal da “taxa de juros de governo”, mais conhecida como Taxa Selic.

Emprestar dinheiro para o governo é, na maioria das vezes, o investimento mais seguro do mercado e a Taxa Selic é basicamente a taxa de juros paga pelo governo federal para quem empresta dinheiro para ele, tornando-se assim a referência de rentabilidade para investimentos conservadores.

O que faz a Taxa Selic subir ou cair?

As razões são muitas e não conseguiríamos explorar aqui todas elas, mas uma das suas principais funções é controlar a inflação.

 

Mas de que forma isso é feito?

Inflação é mais um conceito que teremos que explicar aqui, mas não se preocupe, no final todas as peças deste quebra-cabeça se juntarão. Inflação é o crescimento médio dos preços de uma lista de produtos e serviços utilizados pela maioria da população. Se o preço médio desta lista cai, chamamos de “Deflação”.

Em um país com dimensões continentais, as necessidades de cada faixa de renda e de cada região são diferentes, o que significa que a lista de produtos e serviços de uma pessoa da classe A de São Paulo é diferente da lista de uma pessoa de classe C da mesma cidade e também é diferente da lista de uma pessoa de classe A de Manaus, mas temos que ter uma referência e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) criou IPCA (índice nacional de preços ao consumidor amplo), que é adotado como referência nacional da inflação.

O que faz a inflação subir ou descer, ou seja, o preço médio de uma lista de produtos subir ou descer, é o “apetite” das pessoas pelo
consumo. Quanto mais as pessoas estiverem comprando, mais os preços subirão; e o inverso é verdadeiro, quanto menos as pessoas estiverem comprando, mais os preços cairão.

Então, para fechar o raciocínio que une taxa de juros do governo Selic e inflação, se o governo aumentar a taxa de juros Selic, a rentabilidade dos investimentos conservadores aumentará e as pessoas optarão por poupar ao invés de gastar com compras; ou se a taxa de juros Selic estiver baixa, as pessoas optarão em comprar ao invés de investir.

Quando o governo quer conter a inflação, aumenta a taxa de juros; e se a inflação estiver baixa, o governo baixa a taxa de juros para estimular o consumo e promover o crescimento do país.

Voltando ao título desta matéria, estamos em um momento de recuperação do país, depois de anos de crescimento muito baixo, com inflação controlada (por enquanto) e a Covid-19 para atrapalhar ainda mais o crescimento da economia, logo, a taxa Selic está baixa, 2% ao ano, o que significa que R$ 1.000,00 investidos hoje renderão R$ 20,00 se permanecerem investidos por um ano.

Quem quiser obter rentabilidades melhores terá que aprender a administrar risco nos seus investimentos, ou seja, terá que correr mais riscos em outras aplicações.

Se você for investir dinheiro que pode precisar nos próximos dois anos, contente-se com a rentabilidade conservadora oferecida atualmente.

Profº. Drº. Marco Antonio Gioso
gioso@usp.br – FMVZ-USP
Eduardo Achôa é sócio-fundador da Gestãopet – www.gestaopet.com.br

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.