Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Turbine seu marketing

Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, as vendas do setor cresceram em torno de 40%, segundo pesquisa realizada pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Nesse ranking, o Brasil está em segundo lugar, o que indica grandes vendas, mas também um número crescente de concorrentes e de diversidade de produtos. No meio de tanta variedade, como se destacar nesse segmento?

O marketing para o mercado veterinário e de pet shops segue as peculiaridades do setor, tendo como um dos pontos cruciais das estratégias, por exemplo, a capacidade de pensar que quem consome os produtos não é quem compra. Portanto, as ações precisam ser voltadas para os donos e seu vínculo afetivo com o animal.

Aquela ideia de que o cachorro é o melhor amigo do homem nunca fez tanto sentido. Mas ele não é o único. Gatos, porquinhos, coelhinhos, roedores e até animais de grande porte têm um elo com seu dono que precisa ser explorado pelas marcas. Quanto mais forte essa ligação, maior a procura por produtos de saúde, medicamentos, acessórios, higiene e beleza para o animal.

Por isso, as ações de marketing para o mercado veterinário e de pet shop podem e devem destacar essa relação e ajudar a fortalecê-la. Campanhas sobre cuidados com animais, adoção, saúde e prevenção de doenças são boas estratégias para reforçar a importância desse relacionamento.

Além do mais, é essencial lembrar que quem compra os produtos são as pessoas, e não os animais. Esse hábito de consumo, portanto, muitas vezes segue gostos pessoais do tutor, o que pode direcionar as ações de marketing para outras questões. O dono precisa criar uma identificação com a marca, se sentir parte dela, de forma que ele queira transferir o mesmo estilo de vida para o seu relacionamento com o animal.

Atualmente, as redes sociais são uma excelente plataforma para que as marcas se engajem e se relacionem com seus públicos. Mas, além disso, elas permitem conhecer de perto as principais demandas por informação e usá-las a seu favor! Isso inclui a seleção de Embaixadores e Representantes da Marca (falaremos sobre isso na próxima edição), agregando valor à marca e/ou produto. Criar canais de informações com abordagem de temas variados também é uma estratégia positiva e bastante utilizada no segmento. Dicas de cuidados, saúde, alimentação e beleza ajudam a estreitar o relacionamento com o consumidor, enquanto adiciona pontos nos quesitos credibilidade e autoridade no assunto. Uma dica simples é transformar as dúvidas dos seus clientes em conteúdo – de qualidade, claro – e investir nas estratégias de marketing digital integradas (também falaremos sobre isso em breve).

A sazonalidade, assim como em diversos outros setores, pode ser explorada no marketing para o mercado veterinário e de pet shops. Considere mudanças de temperatura, períodos de férias, troca de pelagens, entre outros acontecimentos temporários. Todos eles influenciam e geram comportamentos diferentes dos consumidores. As estações do ano também exige cuidados especiais no universo pet. Com a demanda maior de chuvas, a leptospirose ronda animais e donos descuidados; com as temperaturas elevadas, a incidência de pulgas e carrapatos é maior; os banhos exigem produtos específicos, especialmente os frutais e com fragrâncias frescas e não oleosas; a tosa para raças peludas é parcial, apenas para o controle de temperatura corporal; e por aí vai.

Tenha sempre um planejamento completo de suas ações de mercado, elabore estratégias personalizadas para cada animal e ocasião, visite feiras e eventos relacionados ao seu segmento, esteja atento às tendências trazidas em publicações impressas, faça-se conhecer.

Assim, além de aproveitar as oportunidades para melhorar as vendas, você agrega credibilidade e confiança ao seu negócio e se aproxima daquilo que seu público espera e precisa.

 

Marjorie Bier – Marketing Tutti Pet

comunicação@vitavet.ind.br

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Pet na piscina?

Pet na piscina?

Atenção à segurança Férias chegando, calor, sol, praia e piscina…o ambiente aquático é uma área de grande atratividade para cães, proporcionando diversão e exercício físico.

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.