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Alto investimento em tecnologia e inovação posiciona Special Dog entre as maiores indústrias de pet food do Brasil

Presente em mais de 38 mil pontos de vendas, marca cresceu 25% em 2020 e alcançou o seu primeiro R$ 1 bilhão em faturamento.

Há 20 anos no mercado, a Special Dog Company alcançou o posto de uma das maiores indústrias do segmento de alimentos para cães e gatos do Brasil.

A empresa, que acaba de acrescentar o ‘Company’ em seu nome devido à necessidade de ter uma marca corporativa e institucional, se destaca por grandes investimentos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, pela qualidade dos produtos entregues e pelos processos constantes de valorização de seus mais de mil colaboradores.

Localizada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, a empresa tem o objetivo de oferecer o alimento perfeito para os animais de estimação, tanto do ponto de vista nutricional quanto de palatabilidade.

Acompanhando o constante crescimento do mercado pet, que apesar da crise ocasionada pela pandemia previu crescimento de 6,2% em 2020, alcançando 37,5 bilhões em faturamento, a Special Dog fechou o ano com faturamento de R$ 1 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 25% em 2020, além de um aumento de 20% em volume de vendas.

Atualmente, a Special Dog conta com um portfólio de 70 produtos divididos nas linhas Premium, Premium Especial, Super Premium (Prime) e Snacks, de alimentos secos e úmidos. Cerca de 172 mil toneladas foram distribuídas em 2019 nos mais de 38 mil pontos de vendas físicos em sete Estados brasileiros, além de exportadas para seis países, entre eles Chile, Bolívia e Uruguai.

Segundo Mário Manfrim, diretor industrial da empresa, alguns fatores foram essenciais para este sucesso. “Nossas fábricas estão cada vez mais automatizadas, a moagem é diferenciada e a matéria-prima é de alta qualidade. Realizamos, ainda, avaliações criteriosas durante todas as etapas do processo e nos lotes de produto acabado. Mas um dos nossos principais diferenciais é que utilizamos mão de obra qualificada”, complementa.

Para garantir a qualidade dos alimentos, a Special Dog mantém um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Formado por um canil e um gatil, realiza a avaliação de performance de toda linha de produtos, com testes de palatabilidade e digestibilidade, análises físicas, como pH urinário, pelagem, características de fezes e avaliações diárias de alimentação, além de análises com laboratórios externos parceiros.

Investimento de R$ 80 milhões em fábrica wet

Após três anos de pesquisas de mercado, incluindo visitas a feiras internacionais, conversas com fornecedores e empresas estrangeiras de ponta, a Special Dog inaugurou em 2019 a mais moderna fábrica de pet food wet do Brasil. Segundo Erik Manfrim, diretor administrativo da empresa, o grande diferencial da nova planta é a sequência de produção customizada, garantindo 100% de eficiência das máquinas. “Investimos R$ 80 milhões na criação desse projeto ambicioso. Sem dúvida, foi um grande passo que demos, no momento certo, em um segmento que queremos conquistar”, revela.

Localizada dentro da sede da Special Dog, a nova fábrica possui uma área de 5 mil m². A estrutura inovadora tem capacidade produtiva inicial de 600 toneladas de alimentos úmidos ao mês e, com a expansão já prevista de alguns equipamentos, pode chegar a 1.200 toneladas mensal.

Mercado felino em ascensão

Um segmento que tem ganhado destaque na estratégia comercial da fabricante é o de alimentos para gatos. Cada vez mais presentes nos lares brasileiros (já são 22,1 milhões de animais no Brasil), os felinos domésticos têm demandado das empresas investimento cada vez maior em produtos voltados para a espécie, respeitando suas particularidades.

Na Special Dog, o volume de produtos vendidos aumentou consideravelmente nos últimos anos: 58% entre 2017 e 2019.

Forte aposta no e-commerce

Preocupada em manter a qualidade de todos os seus processos, da produção à entrega dos produtos, a Special Dog optou por ter uma frota própria de distribuição. A área conta com 118 veículos próprios e 69 agregados (exclusivos Special Dog) que atendem os pontos de venda físicos em sete Estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Já para alcançar todo o território nacional, a empresa tem firmado parcerias com canais de e-commerce: Petlove e Petz (que também comercializa os produtos da marca nas lojas físicas). O resultado de vendas nesses canais tem sido bastante positivo.

Valorização dos colaboradores

Uma das bases do sucesso da companhia é um extenso programa de benefícios aos colaboradores. Para Erik Manfrim, os investimentos em equipamentos e tecnologia só atingem resultados efetivos se estiverem interligados com a valorização e capacitação dos profissionais. “Desde o início, sempre nos preocupamos em oferecer o melhor ambiente de trabalho. Dentro dos valores da empresa, o primeiro item é a valorização e engajamento dos colaboradores”, afirma Erik.

Entre os benefícios e ações oferecidos pela Special Dog, estão o programa de participação de resultados anuais, remuneração acima da média de mercado, planos de carreira, recrutamento interno, plano salarial, bolsas de estudo, PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), PAT (Plano Anual de Treinamento), convênio médico, auxílio odontológico, licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade que pode chegar a 20 dias e refeições gratuitas na empresa.

Responsabilidade socioambiental

A responsabilidade socioambiental está no DNA da empresa, que conta com um departamento criado não somente para tratar dos assuntos relacionados ao meio ambiente, mas também projetos na área de educação, acolhimento
institucional e educação financeira aos colaboradores. Entre as práticas ambientais, destacam-se: tratamento de efluentes, gestão de resíduos, reúso de água de chuva, reflorestamento, energia solar fotovoltaica, revitalização de praça pública, campanha de descarte e reciclagem de pilhas, plantio de árvores, entre outros projetos.

Já no aspecto social, a Special Dog faz um trabalho intenso por meio do Núcleo Social, responsável por elaborar programas internos (com foco nos colaboradores) e externos (comunidade). É o caso do Programa Tudo Azul, com foco educação financeira, que visa melhorar a compreensão dos colaboradores e seus familiares, em relação ao
planejamento e orçamento familiar, e do Programa de Voluntariado Cuidar, que estimula, entre os colaboradores, o voluntariado como forma de desenvolvimento e relacionamento com a comunidade, tendo como principais focos a educação de crianças e adolescentes, a assistência social, o bem-estar animal e a sustentabilidade.

Em 2019, os projetos de responsabilidade socioambiental impactaram 204 mil pessoas, entre colaboradores, comunidade e outras regiões em que a empresa atua e prevê repetir esse número com as ações planejadas para 2020.

Centro Cultural Special Dog

Sem fins lucrativos, o Centro Cultural Special Dog foi criado em 2014 e tem como objetivo integrar cultura e aprendizado a colaboradores e à população por meio de cursos e workshops gratuitos de música, teatro, corte e costura, culinária, arte circense, entre outros. O projeto foi idealizado pelos sócios Erik e Mário Manfrim, que cederam
um imóvel histórico do século XIX para abrigar este importante ponto cultural da cidade.

Além das aulas, o local recebe regularmente apresentações de alunos e professores, abriga exposições de artes, realiza desfiles e ações beneficentes. “Nosso grande objetivo é democratizar a cultura, o lazer e o entretenimento durante todo o ano para a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo e região”, finaliza Erik Manfrim.

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