O “Adoção de Responsa” lançado pela Elanco Saúde Animal foi idealizado para ajudar a conscientizar sobre a adoção responsável e evitar o abandono ou a devolução de cães adotados. O portal reúne conteúdo exclusivo com dados sobre abandono e ações para fazer a adoção dar certo. A Organização
Mundial da Saúde estima que hoje haja mais de 20 milhões de cães abandonados no País. “Quando você adota um cão, você muda a vida dele, mas ele também muda a sua. O processo de adaptação pode não ser simples no início e, infelizmente, é nesse momento que muitas pessoas desistem, abandonando-o (uma prática cruel e criminosa – há punições previstas em lei) ou devolvendo-o para o abrigo”.
O novo portal tem o propósito de contribuir para a conscientização sobre como realizar uma adoção responsável e fazer a parceria entre pessoas e pets dar certo. “O conteúdo foi desenvolvido para estimular a adoção consciente de animais e reduzir casos de abandono, maus-tratos ou a devolução
de cães adotados, o que traz muito sofrimento aos animais”, afirma Cristiano Anjo, gerente de marketing
de Pet Health da Elanco para o Brasil e Cone Sul.
A iniciativa conta com o apoio da ONG Cão sem Dono, do Projeto CAPA, da empresa Cuscoloko e tem a consultoria técnica de Renato Zanetti, zootecnista, mestre em Medicina Veterinária e especialista em comportamento animal. De acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil, veiculado no site do Governo Federal, há 370 ONGs atuando na proteção animal, tutelando mais de 172 mil animais, sendo que 96% deles são cães.
Para a Organização Mundial da Saúde, o cenário é ainda mais trágico e estima que mais de 20 milhões de cães vivam em situação de abandono no Brasil.