Um mega pet shop, de 1 mil m², em São Paulo, é a mais nova aposta da Ultrafarma para acirrar a concorrência no setor. Com a expansão no varejo Pet, a rede de farmácias projeta superar a marca de R$ 3 bilhões em faturamento.
O anúncio da primeira loja física da empresa focada no segmento chega logo após sua estreia no mercado Pet. A varejista criou uma plataforma de e-commerce inicialmente focada na venda de medicamentos veterinários e suplementos.
Essa operação exigiu investimentos de R$ 2 milhões, aporte que incluiu a estruturação de um dos quatro centros de distribuição da companhia exclusivamente para atender o segmento. O complexo de 7 mil m² está baseado na cidade de Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo.
A iniciativa partiu do CEO e fundador, Sidney Oliveira, após participar de feiras internacionais. Uma consultoria foi contratada para viabilizar o plano. “Temos atualmente uma clara tendência no comportamento de parte das famílias, em que o animal de estimação ganha preferência em relação a ter filhos. E estamos falando de um mercado que já é o terceiro do mundo e avança mais de dois dígitos ao ano”, ressalta o diretor comercial, Mário Cesar.
Pet shop seria ensaio para modelo de licenciamento_ a Ultrafarma já iniciou a prospecção de locais para erguer o pet shop, mas prioriza a localização nas proximidades da sua sede, no bairro do Jabaquara – zona sul da capital paulista. A unidade está projetada para abrigar 100 vagas de estacionamento e reunir em torno de 2 mil SKUs, incluindo medicamentos, acessórios e produtos de higiene e beleza para cães e gatos. “Também planejamos ampliar o rol de produtos disponíveis no e-commerce, incluindo um portfólio de higiene e marcas próprias. Além disso, queremos abrir a bandeira pet para licenciamento e a megaloja servirá de piloto, assim como fizemos com as farmácias Sidney Oliveira”, acrescenta.
A expectativa da rede é que o mercado Pet represente em torno de 5% da receita total até o fim do ano. O grupo não revela o faturamento, mas estima-se que Ultrafarma tenha movimentado R$ 2 bilhões, no ano passado.