Labradoodle

O híbrido queridinho do momento

O primeiro exemplar reconhecido como Labradoodle foi registrado em 1995. No entanto, não foi até 1988 que o criador australiano Wally Conron apresentou ao mundo essa raça híbrida na sua associação chamada “Guia de cachorros Victoria”, por ser um cão-guia para pessoas cegas. Assim, o objetivo desse cruzamento foi o de conseguir um cachorro hipoalérgico, mas que também fosse carinhoso, leal e com grandes dotes para o aprendizado. A partir daí, essa mistura de Labrador Retriever e Poodle começou a ser conhecida e admirada mundialmente.

Atualmente, não é encontrado um padrão que unifique a raça. Um dos principais motivos é a falta de consenso a respeito dos cruzamentos a se realizar. Muitos criadores dizem que o cruzamento deve ser feito apenas entre Labradores e Poodles, enquanto outros dizem que pode haver cruzamento entre Labradoodles. Isso fez com que começasse a aparecer diferenciações, sendo o resultado do cruzamento entre Labradoodles chamados de Australian Labradoodle ou multigeracional.

O australiano Wally Conron, criador da raça, de acordo com sua visão, “foi uma criação que não deu certo, já que existem muitos criadores que entraram nesse mercado para ganhar dinheiro e têm cruzado raças diferentes de forma irresponsável e criado cães ‘doidos’ ou com problemas de saúde”.

“As pessoas estão virando criadoras por dinheiro. Profissionais inescrupulosos estão cruzando Poodles com raças inapropriadas simplesmente para dizerem que foram os primeiros a fazer isso. A ‘tendência’ de cruzar raças diferentes para tentar gerar cães híbridos tem criado cães propensos a uma série de doenças”, ele ressalta em uma entrevista recente dada ao podcast da rede australiana ABC.

O Labradoodle não é uma raça, é um híbrido, os filhotes não têm características consistentemente previsíveis. Com aparência de um bichinho de pelúcia e com a personalidade doce, os Labradoodles são fruto do cruzamento entre Poodle e Labrador Retriever. Essa mistura teve como resultado uma impressionante raça. São cachorros atentos, carinhosos, colaboradores e muito brincalhões, perfeitos tanto para famílias como para idosos, uma vez que tradicionalmente foi treinado para cumprir funções de cão-guia e como cachorro de terapia, pelos seus mais diversos dotes.

O Labradoodle toy mede entre 35 e 50 centímetros. O Labradoodle mediano está entre 45 e 51 centímetros. O Labradoodle grande mede cerca de 53 e 63 centímetros.

O peso costuma estar entre os 20 e 35 quilos. A expectativa de vida está entre 9 e 15 anos. Sua morfologia é muito diferente entre eles, pois existem alguns que são mais parecidos aos Labradores; outros que são mais similares aos Poodles; e outros que são uma verdadeira mistura de traços das duas raças.

O Labradoodle é um cão inteligente que pode ser o animal de estimação ideal, se devidamente treinado. Ele é amigável, aceita e trata a todos como seus melhores amigos. Ele é dedicado a sua família e goza a vida como um companheiro energético.

 

 

Comentários
Carregando...