1. Home
  2. /
  3. Raças de Cães
  4. /
  5. Labradoodle
Labradoodle

Labradoodle

Por:

O primeiro exemplar reconhecido como Labradoodle foi registrado em 1995. No entanto, não foi até 1988 que o criador australiano Wally Conron apresentou ao mundo essa raça híbrida na sua associação chamada “Guia de cachorros Victoria”, por ser um cão-guia para pessoas cegas. Assim, o objetivo desse cruzamento foi o de conseguir um cachorro hipoalérgico, mas que também fosse carinhoso, leal e com grandes dotes para o aprendizado. A partir daí, essa mistura de Labrador Retriever e Poodle começou a ser conhecida e admirada mundialmente.

Atualmente, não é encontrado um padrão que unifique a raça. Um dos principais motivos é a falta de consenso a respeito dos cruzamentos a se realizar. Muitos criadores dizem que o cruzamento deve ser feito apenas entre Labradores e Poodles, enquanto outros dizem que pode haver cruzamento entre Labradoodles. Isso fez com que começasse a aparecer diferenciações, sendo o resultado do cruzamento entre Labradoodles chamados de Australian Labradoodle ou multigeracional.

O australiano Wally Conron, criador da raça, de acordo com sua visão, “foi uma criação que não deu certo, já que existem muitos criadores que entraram nesse mercado para ganhar dinheiro e têm cruzado raças diferentes de forma irresponsável e criado cães ‘doidos’ ou com problemas de saúde”.

“As pessoas estão virando criadoras por dinheiro. Profissionais inescrupulosos estão cruzando Poodles com raças inapropriadas simplesmente para dizerem que foram os primeiros a fazer isso. A ‘tendência’ de cruzar raças diferentes para tentar gerar cães híbridos tem criado cães propensos a uma série de doenças”, ele ressalta em uma entrevista recente dada ao podcast da rede australiana ABC.

O Labradoodle não é uma raça, é um híbrido, os filhotes não têm características consistentemente previsíveis. Com aparência de um bichinho de pelúcia e com a personalidade doce, os Labradoodles são fruto do cruzamento entre Poodle e Labrador Retriever. Essa mistura teve como resultado uma impressionante raça. São cachorros atentos, carinhosos, colaboradores e muito brincalhões, perfeitos tanto para famílias como para idosos, uma vez que tradicionalmente foi treinado para cumprir funções de cão-guia e como cachorro de terapia, pelos seus mais diversos dotes.

O Labradoodle toy mede entre 35 e 50 centímetros. O Labradoodle mediano está entre 45 e 51 centímetros. O Labradoodle grande mede cerca de 53 e 63 centímetros.

O peso costuma estar entre os 20 e 35 quilos. A expectativa de vida está entre 9 e 15 anos. Sua morfologia é muito diferente entre eles, pois existem alguns que são mais parecidos aos Labradores; outros que são mais similares aos Poodles; e outros que são uma verdadeira mistura de traços das duas raças.

O Labradoodle é um cão inteligente que pode ser o animal de estimação ideal, se devidamente treinado. Ele é amigável, aceita e trata a todos como seus melhores amigos. Ele é dedicado a sua família e goza a vida como um companheiro energético.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.