Ele é um cão de grande porte, pelo cinza e longo, que exibe belos olhos azuis. Os lobos-cinzentos (canis lupus), utilizados nos cruzamentos que selecionaram a raça, também nascem com estas características.
Trata-se de um animal imenso: os machos chegam a atingir 75 cm de altura na cernelha. O peso varia entre 38,5 kg e 47,5 kg. As fêmeas são menores, com 65 cm de altura e peso entre 31,5 kg e 38,5 kg.
A pelagem dos cães da raça é sempre sólida, raramente exibindo marcações ou manchas. O cinza é a cor predominante, variando na tonalidade – o pastor alemão antigo é sempre cinza e nunca exibe a capa distintiva dos pastores modernos.
Alguns pastores da baía azul ainda nascem com outras cores, como: branco, bege ou palha, preto e bronze (black and tan, que é o mais próximo da capa preta), azul (cinza) e castanho.
Pode-se definir o pastor da baía azul como um cão tranquilo, agradável, ativo (muito brincalhão e atlético) e sociável. Os cães da raça adoram a companhia da família. Alguns descendentes se mostraram bastante úteis no manejo do gado.
Um grande quintal é o espaço ideal para os cães da raça, sem esquecer os passeios diários. O pastor da baía azul gosta de perseguir rastros, nadar, mergulhar e participar de atividades como agility e flyball.
O pastor da baía azul tem tudo para se tornar um campeão de popularidade, cruzar fronteiras e figurar na lista dos preferidos entre os cães de grande porte. No entanto, resta ainda muito trabalho a ser feito, para fixar todos os atributos físicos e psicológicos da raça.
Fonte: caesonline