Pastor de Shetland – O “Míni Lessie”

Inteligente, sensível e com desejo de agradar

O Pastor de Shetland, ou simplesmente “Sheltie”, está entre as 10 raças mais inteligentes e tem um desejo enorme de agradar seu dono e sua família, sendo facilmente adestrado. Por ser um cão pastor, pode ter a tendência de latir em demasia.

Os ancestrais do Pastor de Shetland foram os pastores da Escócia que também estão nas raízes do Collie e do Border Collie. Alguns desses cães eram bem pequenos, medindo cerca de 45 cm de altura.

É quase certo que o Pastor de Shetland deriva desses primeiros cães do tipo Collie, que foram depois produzidos nas Ilhas Shetland. Alguns cães da ilha também podem ter tido um papel e mesmo o Cavalier King Charles Spaniel preto e castanho. Em uma terra com poucas cercas, um pastor adaptado era essencial para manter o rebanho longe das terras cultivadas. Como todos os cães de fazenda, eles pastoreavam não apenas ovelhas, mas também pôneis e galinhas. Em algumas áreas distantes, era costume manter os animais em casa durante o inverno, e o amável cão pastor conquistou seu lugar como parte da família. Por causa desse isolamento do resto do mundo, a raça se definiu em um tempo relativamente curto. Os primeiros cães eram chamados de “toonie dogs” (“toon” era o termo usado em Shetland para “fazenda”), mas eles começaram a ser exibidos (por volta de 1906) como Shetland Collies. Os criadores de collies não aceitaram esse nome, que foi mudado para Pastor de Shetland. A raça é muito mais chamada por seu apelido “Sheltie”.

Acompanhando a imensa popularidade do Collie, o Sheltie se tornou o cão perfeito para famílias que procuravam um cão de estimação leal, marcante e de tamanho menor e, hoje, é uma das raças mais populares do mundo.

O Pastor de Shetland é extremamente inteligente, sensível e com desejo de agradar. Essa combinação faz dele um cachorro muito obediente, que aprende rápido e muito devotado à família. Além de gentil, brincalhão, amável e companheiro, ele é ótimo com crianças, embora possa mordiscar calcanhares nas brincadeiras. Ele late bastante. É enérgico, mas fica feliz com uma longa caminhada, uma corrida curta ou umas sessões de treino. Ele é muito ligado à sua família. A expectativa de vida da raça varia de 12 a 14 anos, o seu tamanho médio varia de 33 a 40 cm e o peso é de 9 kg.

 

Fonte: Tudosobrecachorro.com.br

 

 

 

Comentários
Carregando...