Companheiro Fiel, Ativo e Cheio de História
Conhecido por sua personalidade independente e charme inconfundível, o Scottish Terrier é uma raça de pequeno porte que encanta pela lealdade e aparência marcante, com suas perninhas curtas e a característica barbicha sempre à mostra. Originário das Terras Altas da Escócia, esse cãozinho robusto foi desenvolvido para caçar pequenos animais, como ratos, raposas e texugos e é considerado uma das variedades caninas mais antigas da Grã-Bretanha.
Adotado por muitas famílias ao redor do mundo, o Scottish Terrier é ideal para tutores com um estilo de vida agitado, já que a raça não lida bem com o sedentarismo. Esse cão adora atividades físicas, como caminhadas, brincadeiras e até esportes caninos, como o agility, que ajudam a manter sua saúde física e mental, em dia. Com expectativa de vida de 12 a 15 anos, o “Scottie” mede cerca de 25 a 28 cm de altura e pesa entre 8,5 e 10 kg no caso dos machos, enquanto as fêmeas ficam entre 8 e 9,9 kg.
A personalidade do Scottish Terrier é marcada pela lealdade à sua família adotiva, teimosia e um temperamento reservado, características que exigem donos calmos e pacientes, dispostos a interagir e criar laços com esse cãozinho. Apesar de ser muito companheiro e carinhoso com seus tutores, pode ser desconfiado em relação a outros cães, mas com socialização adequada, essa característica pode ser atenuada.
A raça ganhou notoriedade ao longo dos anos, tendo sido o animal de estimação de presidentes americanos como Dwight D. Eisenhower e George W. Bush. No entanto, o mais famoso representante dessa raça foi Fala, o inseparável companheiro de Franklin D. Roosevelt, que o acompanhava em eventos oficiais, conquistando o coração dos americanos e ajudando a popularizar ainda mais a raça.
Além de sua história rica e personalidade forte, o Scottish Terrier é ideal para quem possui espaço e tempo para se dedicar a suas necessidades. Casas com grandes quintais são perfeitas para que ele gaste sua energia de maneira saudável e continue a ser o leal e brincalhão cãozinho que tanto encanta.
Fonte: Cão Nosso (pt)