Exuberância e cordialidade
O Setter Irlandês é um cão muito bem-humorado, que adora brincar e se divertir com seus familiares. Criado originalmente para a caça, atualmente, usa seus instintos para as brincadeiras e as palhaçadas que adora fazer.
Essa raça é uma das mais felizes e conquista qualquer pessoa, com seu jeito alegre e extremamente afetuoso. Além disso, a aparência exuberante do cão Setter Irlandês chama atenção por onde ele passe.
O cão irlandês tem um tamanho de médio a grande, com uma pelagem lisa e comprida, característica que o diferencia, tem uma postura ereta, exuberante e elegante. Além disso, é bem alto, com pernas e pescoço longos.
Criado para ser um cão de caça, o Setter Irlandês é o mais novo dos três Setters. Os caçadores da época precisavam de cães ainda mais velozes do que os que já existiam, por isso, misturaram algumas raças para chegar no resultado que esperavam, depois, deixaram os cachorros cobrindo as grandes áreas.
O Setter tem um primo bastante conhecido e que é mais velho do que ele. Esse familiar popular é o Setter Irlandês Vermelho e Branco. O nome não é à toa, visto que a pelagem desse pet possui essas duas cores. Eles dois integram a classe de Setter, junto ao Inglês, mas são raças distintas.
Não há certeza de quais raças foram usadas especificamente para a criação do Setter Irlandês ruivo. Na miscigenação, provavelmente estão: Setters mais velhos – em especial o Inglês, Spaniels, Pointer e Terriers.
A migração do Setter Irlandês para a América do Norte aconteceu por volta de 1800. Na época, ele ficou conhecido por sua grande habilidade para caçar pássaros. Dentro do padrão dessa raça, não há nenhuma desqualificação, ou seja, nenhuma característica no pet é considerada fora do normal, porém o Setter Irlandês com manchas pretas enfrenta muitos tabus e críticas.
A média de altura da raça é 68 centímetros, o peso fica em torno dos 30 kg e a expectativa de vida é de 14 anos.
Fonte: PETZ