Esperto, charmoso e confiante
De longe, você pode pensar que está vendo uma ovelha. Mas, quando se aproximar, verá que está de frente com o Bedlington Terrier. Sua aparência parecida com um cordeirinho é inconfundível!
Muito carinhoso, o Bedlington gosta de ser o centro das atenções na casa. Por isso, faz muitas graças e brincadeiras para que todos olhem para ele. Essa é uma raça extremamente companheira, pois adora ficar ao lado de quem ama e proteger seus amados da forma que pode!
A raça de cachorro inglês surgiu no Norte do país no início do século XIX e, por muito tempo, seu nome foi Rothbury Terrier. Na sua região, era tratado como cão de trabalho pesado na área de mineração.
A origem do cãozinho já é difícil de localizar ao certo e há uma teoria que diz que ele era o cachorro de ciganos que passeavam pela região. Dizer com precisão quais são seus ancestrais também é complicado, mas acredita-se que o Whippet, Dandie Dinmont, Soft Coated Wheaten e Kerry Blue foram adicionados à raça.
Em 1877, depois da fama do cão se espalhar para fora da região em que ele vivia, foi criado o National Bedlington Terrier Club, na Inglaterra. Assim, ficou confirmada a importância da raça no País.
O reconhecimento do Bedlington Terrier no American Kennel Club aconteceu em 1886.
O Bedlington Terrier tem características de um cão de médio porte, com o corpo um pouco maior que a altura. Ele é musculoso e tem bastante flexibilidade. Sua cabeça é coberta por um topete charmoso, com uma pelagem que dá o aspecto de ovelhinha. Os olhinhos são pequenos e posicionados ao lado na cabeça. Já as orelhas são um caso à parte: elas têm um formato de avelã e estão fixas para baixo, com uma pontinha de pelos.
A altura média dessa raça é de 40cm, a expectativa de vida é de 16 anos e o peso médio é 9 quilos.
Fonte: petz