Doce e fiel
Costuma-se acreditar que o amável Chantilly é um Burmês de pelo semilongo, apesar de não ser. A raça começou com um par de gatos cor chocolate de origem desconhecida. Hoje, se permite o intercruzamento com várias outras raças, porém o intercruzamento com o Burmês é estritamente proibido.
A primeira ninhada de gatos Chantilly nasceu em 1969 em Nova Iorque. Gostou-se tanto da raça que logo se deu início a programas de cruzamento adicionais de felinos Chantilly na Flórida e no Canadá.
Inicialmente, o Chantilly foi registrado com o termo “estrangeiro de pelo longo”, mas os criadores sentiram que esse nome não era apropriado para um nome de raça. Então a raça foi chamada “Tiffany” e registrada como tal.
Esse bichano peludo é conhecido por seu temperamento dócil. Seu pelo deve ser escovado diariamente, para evitar a formação de nós. Também requer uma atenção especial do seu tutor quando se trata da alimentação, uma vez que eles costumam exagerar e podem terminar com obesidade. O Chantilly precisa
de muito espaço para brincar, pois adora exercícios diários. Eles se tornam muito apegados ao seu tutor e são extremamente fiéis.
Com peso variando de 3,6 a 5,44 kg nos machos e 3,5 a 5,5 kg nas fêmeas, trata-se de um gato de porte médio, cabeça larga, com maçã do rosto alta, orelhas também médias e espaçadas, apresentando pelos saindo de seu interior.
Embora seja considerado e tenha aparência de pelo longo, na realidade é semilongo, com pouca ou sem subpelagem e sem o efeito drapeado. A pelagem é bastante macia e sedosa.
A estimativa de vida é de12 anos.
Fonte: www.hillspet.com.br