Revista Negócios Pet

DHA: uma estratégia promissora no tratamento de câncer!

DHA: uma estratégia promissora no tratamento de câncer!

Andrigo Barboza De Nardi.

Ele é um dos ácidos graxos condicionalmente essenciais provenientes do ômega 3.

O processo de conversão dos ácidos graxos (AG) essenciais (ALA – ácido α-linolênico) da série ômega 3 passa, principalmente, pela seguinte metabolização:

Em cães, existe um déficit na conversão de ALA em EPA, via enzima delta-6-desaturase, prejudicando a formação de EPA e, consequentemente, a de DHA. Em gatos, essa conversão não ocorre devido à inatividade desta enzima. Devido à formação limitada de EPA/DHA em cães e inexistente em gatos, a suplementação com o DHA é indicada para estas espécies, podendo ser utilizada em qualquer fase da vida do animal.

Supressão de células tumorais

A presença do DHA na comunicação intercelular do organismo possibilita que receptores celulares apresentem o suporte nutricional necessário para ação, estimulação e modulação da imunidade do animal. Pela supressão
das células neoplásicas e modulação da imunidade, o conceito de crescimento desordenado e disseminação celular reduz, pois a conexão entre células tumorais e seus receptores deixam de ocorrer, diminuindo as chances de metástases, contribuindo para retorno à saúde das células do organismo.

Outra ação importante do DHA em células cancerígenas é sua participação no controle da produção de prostaglandinas via COX-2, substâncias promotoras do processo inflamatório e reguladoras da apoptose (morte celular), contribuindo de forma positiva na modulação da imunidade e na redução da inflamação, auxiliando no tratamento oncológico.

A sinalização entre mediadores inflamatórios (interleucinas) e células tumorais resulta no aumento do gasto energético, durante a ativação do sistema imunológico, os quais ocorrem na tentativa de controlar a multiplicação celular desenfreada. Com a sinalização dos receptores celulares equilibrada devido à ação do DHA, a comunicação celular é otimizada, resultando em melhores condições de sinergia celular, dando suporte à alta demanda de energia que o organismo recebe quando condicionado ao desenvolvimento de tumores. Estes efeitos auxiliam no bem-estar animal, melhorando os sinais clínicos em doenças mais graves.

A suplementação com DHA potencializa a inibição do crescimento tumoral em tratamentos quimioterápicos com doxorrubicina, fármaco esse bastante utilizado na Oncologia Veterinária. Além disto, o DHA também tem a capacidade de atuar facilitando a ativação das caspases 8 e 9 e, consequentemente, favorecendo a ocorrência da morte celular programada (apoptose). Sabe-se que a administração de DHA reduz a produção do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF), reduzindo desta maneira a angiogênese no tumor, o que sem dúvida é interessante para minimizar o crescimento e a disseminação tumoral.

A literatura relata também que o emprego de DHA reduz a expressão e ação das metaloproteinases, enzimas que apresentam a capacidade de degradar as barreiras teciduais e assim facilitar tanto a invasão tumoral local, como também a progressão das lesões metastáticas. Ao ser administrado como suplemento alimentar nutricional, o DHA irá inibir a comunicação entre células cancerosas, diminuir a multiplicação celular e retardando o crescimento de tumores, possibilitando uma maior eficácia dos tratamentos contra os cânceres.

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.