Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Plano de Saúde Pet

Plano de Saúde Pet

Um mercado de muitas possiblidades

Apesar do crescimento constante de empresas do setor PET, quem trabalha na área diz que o ni-cho de planos de saúde ainda é uma novidade.

Turbinado por fatores como uma redução sistemática dos índices de natalidade e, mais recentemente, por desafios impostos pelo isolamento social durante a pandemia, o mercado de produtos para PETs vem registrando sucessivos crescimentos. E, no ano passado, não foi diferente.

O setor faturou R$ 51,7 bilhões, aumento de 27% em relação a 2020, segundo dados do Instituto PET Brasil. A maior parte desse valor, como é de se imaginar (R$ 28 bilhões), corresponde à alimentação. Com a ração tendo substituído os restos de comida em boa parte das “mesas” dos bichos brasileiros, o setor caminha, agora, para uma maior sofisticação em outras áreas, como a dos planos de saúde para PETs. Mas, a procura por seguros de assistência à saúde animal também registrou aumento de 35% nos últimos anos, segundo a Célebre Corretora.

Os números globais mostram que esse tipo de serviço ainda é pouco adotado no país. Segundo um levantamento da Plamev, empresa do ramo de saúde PET, nos Estados Unidos, 1% dos donos de PETs possuem seguro; na França essa participação chega a 5% e no Reino Unido, 25%. No Brasil, apenas 0,05% dos proprietários de PETs possuem seguro.

Os valores dos planos não chegam a assustar. O pacote mais em conta oferecido pela Plamev, por exemplo, sai por R$ 14,99 mensais e inclui teleorientação (consulta on-line com veterinário), seguro de três meses caso o “pai de PET” perca o emprego, uma consulta presencial por ano e auxílio funerário de R$ 1.200. Já a versão top de linha, batizada de Diamond, custa R$ 321,25 por mês e inclui pacote completo de vacinas, cobertura de cirurgia de catarata, UTI, inseminação artificial, consulta domiciliar e castração — os valores para cães e gatos são os mesmos, com variação apenas no tipo de plano.

No Meu PET Club, os planos começam com mensalidades de R$ 24,90 e coberturas que abrangem o dia a dia do animal, como consultas com veterinários e seguem até R$ 319,90, incluindo hotel PET, acupuntura, fisioterapia, banho e tosa. Os limites de uso variam de acordo com o plano escolhido.

Na Porto PET, os planos custam a partir de R$ 99, com cobertura para procedimentos e acesso a cuidados como vacinação e castração, cirurgias, internação e tratamento periódico de antipulgas e vermífugos. Todos os planos oferecem atendimento domiciliar para consultas e vacinas.

Atuando em um mercado ainda pouco explorado, a Plamev vem apresentando, desde o início da pandemia, índices de crescimento na casa dos três dígitos. Foram R$ 5 milhões de faturamento em 2020, R$ 10 milhões no ano passado e a previsão para este ano é de R$ 24 milhões. O número de colaboradores, hoje de 70 pessoas, deverá chegar a 220 até o final do ano. “Nos últimos dois anos, a empresa se consolidou no mercado como referência, por ser acessível, já que tem diferentes tipos de assistência aos PETs, e por garantir flexibilidade na hora de atender às necessidades dos tutores, além de promover toda cadeia impactada pelos serviços. É isso que tem permitido o crescimento da marca e ampliado nossa presença no Brasil”, comenta Pedro Svacina, CEO da Plamev PET.

A companhia iniciou a expansão com a proposta de reembolso, permitindo que tutores de PETs com plano de saúde pudessem escolher em qual clínica veterinária levar o animal de estimação (esta estratégia permanece). São mais de 1.200 clínicas e quase 2.000 veterinários conveniados em todo o Brasil. O modelo, que inclui suporte internacional, pode ser adquirido por clientes de todos os estados. Só no ano passado, a empresa dobrou a base de PETs com suporte de plano de saúde.

“Com faturamento anual estimado para 2022 de R$ 50 bilhões, o mercado de saúde PET ainda está aquém do grande potencial no Bra-sil e nós já nos posicionamos como agentes de transformação neste segmento, levando mais sensibili-dade e cuidado para os PETs, faci-lidade para os tutores e incentivo para a cadeia que se relaciona com este mercado, sejam pet shops, la-boratórios ou clínicas veterinárias”, explica Svacina.

Telemedicina animal

Além das opções convencionais, já existem empresas que oferecem, atendimento on-line. A Digital Pet Health é uma dessas empresas. Apresenta uma solução inteligente que viabiliza a participação dos tutores na gestão de saúde dos seus PETs, sem carências na aquisição de serviços, com preços e condições diferenciadas por meio de rede de veterinários qualificados.

O mercado PET tem mostrado crescimento estratosférico nos últimos dois anos, refletindo a adoção de PETs e respectivo investimento nos seus cuidados, entretanto, um efeito de acomodação parece estar em curso. Aquele impacto que gerou faturamento no momento inicial em serviços veterinários, agora está arrefecendo. “Como sabemos, o animal cumprindo sua agenda de vacinas, sendo saudável e bem cuidado, tende a não realizar visitas mensais ao médico. Aqui cabe um ponto favorável: sendo novos tutores, o veterinário possui boas chances de orientá-los a realizar cuidados de maneira mais adequada em relação àqueles outros tutores que só aparecem quando o PET está muito doente. A chance está aí e vale trilhar esse caminho”, aconselha, Jeferson Braga, consultor do setor PET e Fundador da PetCon$ult.

A fintech Paws Bank, reconhecida como conta digital segmentada para o mercado PET, traz como novidade o novo pacote de benefícios que se estende para toda família, trata-se do seguro de acidentes pessoais exclusivo para o correntista e a telemedicina, o atendimento é simples e prático, disponível por 24horas.

Os clientes da Paws Bank na sua maioria são tutores de animais de estimação e já podem contar com benefícios como desconto em compra de produtos para PETs, itens para banho e serviços como adestramento de cães com condições especiais, plano de saúde, possibilidade de empréstimos com garantia de imóvel, consórcio sem consulta ao SPC e SERASA, que contempla também os empresários do setor, além do crédito pessoal.

“O nosso propósito e filosofia é oferecer possibilidades por meio de produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes de forma que não comprometa a sua renda e ser o facilitador financeiro deles. Por isso, a Paws Bank veio com o intuito de ajudar todos aqueles que são amantes de PETs, desde tutores a empreendedores. Então, nada mais justo do que oferecer um serviço de qualidade e menos burocrático para os nossos clientes”, declara Eliezer Martins, CEO e Fundador da Paws Bank.

A TioChico, pioneira na primeira consulta veterinária on-line do Brasil, passou a disponibilizar 24h orientação médica veterinária onli-ne desde outubro de 2021, se tornando a primeira empresa no Brasil pronta a oferecer a telemedicina, regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1.465/2022.

“Identificamos o quanto é importante o tutor ter este acesso para sanar dúvidas relacionadas ao cotidiano e bem-estar do PET, como alimentação e vacinas, mas também oferecer suporte em situações em que o cliente esteja enfrentando qualquer tipo de situação e não tenha certeza de quais tipos de cuidados o animal irá precisar”, declara Cláudio Goldsztein, um dos idealizadores do aplicativo.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Pet na piscina?

Pet na piscina?

Atenção à segurança Férias chegando, calor, sol, praia e piscina…o ambiente aquático é uma área de grande atratividade para cães, proporcionando diversão e exercício físico.

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.