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Banho e Tosa – Empresa Invisível

Em dias com bastante neblina é difícil dirigir, encontrar caminhos e ver a paisagem que nos cerca. No mundo empresarial também é assim.

Atitude reativa, ou seja, vender apenas quando as pessoas nos procuram, salvo em casos muitíssimo especiais de se ter um produto único para vender (algo que as pessoas procuram e não tenham outras opções), o que não é o caso exato do nosso segmento, tem seus dias contados e está cada vez mais difícil viver assim.

Diversas empresas são invisíveis aos consumidores e não se dão conta. Tive a chance em diversas oportunidades de vivenciar essas mudanças em clientes. Casos em que as lojas estavam pintadas em cores apagadas, fachada pequena, sem divulgação nenhuma, apesar de existir no mesmo local há mais de uma década. Ao pintar a fachada, remodelar o layout todo, produtos, conceitos, etc., pude ver o faturamento dobrar em 8 meses.

São casos como esse que reforçam a importância de falar com o mercado. O ponto de equilíbrio e de fundamental importância é de ter o local em ordem, limpo, agradável, produtos e serviços bem apresentados, profissionais qualificados e a equipe treinada para atender e vender, para que seja feita uma divulgação bem-feita.[userpro_private]

Algumas pessoas só pensam em fazer folder e esparramar pelas casas vizinhas, mesmo sem mostrar um diferencial, algo que estimule o consumidor a procurar pela empresa, enquanto outros fazem a lição de casa e não “contam” isso para o mercado, não se comunicam, não divulgam.

Pois bem, o exercício é analisar seu negócio e destacar seus diferenciais, que podem vir de produtos, serviços e, muito importante isso, da formação dos profissionais que atuam na empresa.

Pois bem, o exercício é analisar seu negócio e destacar seus diferenciais, que podem vir de produtos, serviços e, muito importante isso, da formação dos profissionais que atuam na empresa.

Em tempos de neblina, quer dizer, de crise, quem não aparece não vende. Muita gente me procura com a ideia de uma pesquisa local para determinar ponto, perfil, etc. Sempre sou favorável à pesquisa, mas posso afirmar com larga experiência que, quando sua empresa oferece algo bom de maneira bem divulgada, vem gente de locais inesperados.

Ao pensar em divulgação, estude a possibilidade de contratar uma empresa ou um profissional qualificado para comunicação e marketing, para que seus recursos sejam usados de maneira eficaz e eficiente. Não fique no caminho de tentativa e erro, conte com alguém capacitado para aumentar muito suas chances.

Um profissional preparado poderá criar meios rápidos e eficientes de levar a sua empresa, a sua mensagem a diversas pessoas ao mesmo tempo. Canais eletrônicos? Ok, se o profissional avaliar positivo, siga em frente.

Muitas das soluções nem custam tanto e são de ação imediata; algumas formas geram visualização quase que instantânea, portanto, mais uma vez, conte com quem sabe fazer a coisa.

Não estou dizendo que abandone a divulgação impressa, apenas que não se atenha apenas a ela. Considere sempre a importância vital de medir o efeito do seu investimento. Já foi o tempo que as verbas de marketing não eram medidas em efetividade. Hoje sem isso, nada se sustenta; tem que mostrar resultado para continuar.

Explore esse ponto também com o profissional para que juntos possam traçar métricas de avaliação. Isso serve para escolher canais, mantê-los, inovar em outros e acessar um público variado.

Talvez um cliente mais idoso não acesse tanto os meios eletrônicos, por essa razão você precisa ter uma estratégia de comunicação que seja inteligente e eclética. Os mais jovens podem usar meios eletrônicos, mas talvez, em função da idade e fase da vida, não tenham tantos recursos financeiros para gastar quanto os mais velhos.

Veja que cada público tem suas peculiaridades e linguagem e usam canais diferentes eventualmente, portanto a abordagem pode ser diferente em momentos de abordagem do público.

Não esqueça que a população está envelhecendo e que esse público, da minha faixa etária, é quem ainda está tocando o mercado.

Você pode até perguntar: “Jefferson, mas os mais jovens não vão gastar? ” Sim, talvez em volume individual menor, então é preciso atingir um volume maior de gente desse perfil, concorda?

Como lição de casa, reveja seu negócio, como sempre digo nas mais variadas matérias, porque acredito que é preciso sempre apresentar algo atual, pense no público que gostaria de atingir, determine a verba a ser investida e contate as agências e/ou profissionais e estude suas propostas e metodologias.

A regra de ouro é que seja um trabalho que esteja de acordo com seus objetivos e que seja fácil de medir o resultado, senão vira perda de dinheiro e ainda pode causar algum arranhão na imagem do negócio.

Pense sempre que a sua marca é valiosa e que ela depende de quanto você se dedica a oferecer bons serviços, produtos, honestidade, seriedade e o seu compromisso em fazer o melhor.

Um abraço e bons negócios!

Jefferson Braga é fundador da PetCon$ult, coach e consultor sênior com formação em Administração e pós-graduações em Administração Financeira e Controladoria.

Ministra palestras, treinamentos e coaching pelo Brasil, atuando desde 2000 como consultor do segmento.[/userpro_private]

Facebook: PetConsult Consultoria jefferson@petconsult.com.br www.petconsult.com.br

 

 

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