Conheça um pouco mais sobre Jéssica Fernanda Alves Moreira Pires.
Banho & Tosa – Talento não tem idade – Já dizia o ditado popular que, para quem tem vontade, disposição e humildade, a realização profissional sempre vem. Alguns mais tarde, outros mais cedo. E foi por esse motivo, a dedicação e foco, que com apenas 18 anos de idade e quase seis de carreira que Jéssica Fernanda Alves Moreira Pires tem aberto seus caminhos e a cada dia tem conquistado seu espaço dentro do mercado de banho e tosa de sua região. Confira um pouco do que essa talentosa jovem tem aprendido, descoberto e o que ainda acredita que precisa saber para ir ainda mais longe.
Negócios Pet: Quando começou no mercado pet?
Jéssica Fernanda Alves Moreira Pires: Comecei a trabalhar em banho e tosa em 2010, na clínica veterinária São Camilo, onde permaneço até hoje.
NP: Por que decidiu entrar nesta profissão?
JFAMP: Meu sonho sempre foi entrar pra faculdade de Medicina Veterinária, porém, quando se tem 13 anos esse sonho ainda está um pouco distante e foi então que conheci um banho e tosa. Entrar no mundo pet foi a melhor forma que encontrei de estar mexendo com o que amo, que são os animais, e a partir disso descobri uma paixão que não largo mais.[userpro_private]
NP: O que mais lhe atrai dentro da sua profissão?
JFAMP: O mais incrível de trabalhar com os animais é o poder de transformação que temos em mãos. E foi isso
que me cativou. A partir do momento que pegamos um animal, seja para banho ou tosa, além de estarmos mexendo com o lado estético dele, temos a chance de mudar até mesmo seu comportamento. Um cão com traumas, medroso ou até mesmo agressivo, quando tratado corretamente, pode vir a se tornar um doce! E claro, as
belas mudanças que fazemos na pelagem dos animais, deixando-os mais lindos do que já são, o que resulta na gratidão que vemos naqueles olhares sinceros.
NP: Você se especializou em alguma área dentro do banho e tosa? Se sim, qual e como?
JFAMP: Sim, me especializei no trimming de algumas raças, como por exemplo trimming de pelagem dura, com Samuel Castro, e outras especializações como comportamento canino, grupos caninos, penteados e tosas que praticamos no dia a dia, tudo a partir de cursos, workshops e aulas.
NP: Quais os desafios encontrados que mais marcaram durante sua trajetória profissional?
JFAMP: Trabalhar no mundo pet não é algo simples, exige muito do físico e psicológico de qualquer groomer, entretanto muitas pessoas ainda veem nossa profissão como uma “brincadeira” e essa desvalorização foi um dos desafios que encontrei. Não ter o reconhecimento que esperamos muitas vezes nos abala e nos faz ter vontade de desistir de tudo. Leva tempo até aprendermos que nosso sucesso depende apenas de nós mesmos.
Outro problema que enfrentei durante minha trajetória foi uma tendinite no braço direito e em parte da coluna, que trazia sérias e incômodas dores. Por vá- rios meses trabalhei com tala no pulso até que os exames ficassem prontos e a fisioterapia começasse a fazer efeito ajudando na recuperação. Mas nada disso um dia me impediu de continuar lutando pela paixão e pelo sonho que tenho de um dia representar o mundo grooming da melhor maneira possível.
NP: Como você vê o mercado desde que começou? O que mais se modificou?
JFAMP: Nos dias de hoje, os cães e gatos não são mais vistos apenas como animais, deixaram de ser “ferramentas” para determinadas funções e passaram a ser vistos como membro da família e são tratados como tal. Grande parte dos donos procura sempre o melhor, a melhor marca de xampu, as melhores rações, os melhores profissionais, assim então deixaram de querer alguém que simplesmente faça o serviço e começaram a ir atrás dos que fazem um serviço de extrema qualidade e cuidado. Independente de preço, hoje em dia a prioridade é oferecer o que há de melhor no mercado pet aos seus “filhos”.
NP: O que você acha necessário melhorar?
JFAMP: Conhecimento nunca é demais, sempre teremos algo para melhorar em tudo. Sempre procuro estudar e me aperfeiçoar para ter a melhora que desejo. No momento meus estudos estão sendo direcionados para a origem e evolução das raças e nesse ponto sei que tenho muito a aprender.
NP: Para você qual é a principal característica de um groomer de sucesso?
JFAMP: Como diz o ditado “a prática leva à perfeição”. E essa sem dúvida é a principal característica de um groomer de sucesso. A prática, os estudos, a persistência em aprender e nunca deixar de ir atrás de aperfeiçoar suas técnicas e aumentar seus conhecimentos.
NP: Que conselho ou dica daria para quem quer entrar nesse mercado ou para aquele profissional que já está no mercado, mas ainda não alcançou o sucesso desejado?
JFAMP: Trabalhar com o mundo pet é uma das profissões mais gratificantes que existem, porém é preciso muito amor, paciência e persistência. Diferente do que todos pensam, não é uma área fácil, mas quando se gosta do que faz com toda certeza se alcança o que quer. O conselho que eu daria é nunca desistir do que realmente almeja e sempre estudar para cada vez mais ser um profissional melhor, com muito amor no que faz, pois com certeza será recompensado e o sucesso virá como uma ótima consequência.[/userpro_private]