Revista NP

Revista Negócios Pet

Finanças – Erros Comuns nas Gestão de Pet Shops e Clínicas Veterinárias

Todo final de mês o empresário fica se perguntando onde está seu dinheiro ou até mesmo tentando entender se as vendas caíram.

Porém, na maioria das vezes, a venda continua normal, inclusive levando em consideração que o mercado pet encerrou o ano de 2015 com crescimento de 7,6%, em relação ao ano anterior, e atingiu o faturamento de R$ 18 bilhões (Abinpet), entende-se que na média o faturamento bruto não houve redução como ocorreu visivelmente em outros setores do comércio e serviços no Brasil.

O problema para a falta de capacidade de saldar os compromissos financeiros pode estar na maneira de administrar as finanças do negócio, por isso identificamos os erros mais comuns na gestão destas empresas.

1) Falta de controle do fluxo de caixa:  É necessário organizar e registrar todas as entradas e saídas, e por setor (banho e tosa, clínica e loja), se possível, controlar por seção (alimentação, acessórios, higiene, consulta, cirurgia, vacina, entre outros), e não esquecer de controlar os gastos (custos e despesas), desta forma o resultado final do fluxo de caixa será o valor real apresentado no período.

2) Falta de controle do contas a pagar e receber: A ausência deste controle implica diretamente no direcionamento errado dos recursos do negócio. É necessário controlar exatamente as datas de recebimentos e pagamentos mensalmente, isso faz com que haja um planejamento de liquidação das despesas e/ou custos.[userpro_private]

3) Não controlar o estoque: Saber negociar, precificar, não cair em falsas promoções, controlar tudo o que se compra e vende faz com que exista um controle de estoque adequado. Se este controle for gerenciado por um software específico, é possível ter um relatório de sugestão de compra e quantidades, pois o software calcula a média vendida no período.

4) Empréstimos sem controle: A má gestão do fluxo de caixa acaba levando os empresários a buscarem recursos junto a instituições financeiras, sem nenhum planejamento e sem ao menos terem a certeza de que irão arcar com a parcela nos próximos meses. Esse empréstimo acaba resolvendo o problema do mês, mas é prorrogado para vários
meses, e o empresário não se planejou para contrair a dívida tão extensa.

5) Não ter um planejamento estratégico: Todo negócio deve ter seu planejamento estratégico, que deverá ser contínuo, caso contrário todo o trabalho acaba sendo desperdiçado. Não adianta saber controlar todas as entradas e saídas, manter o controle de recebimentos, de pagamentos, de estoque e saber precificar, se não existe o planejamento estratégico para o crescimento da empresa. Todo negócio precisa evoluir financeiramente. Se isso não acontece, significa que existe algum erro no meio do caminho e muito provavelmente na gestão administrativa.

É necessário realizar um levantamento da situação financeira atual do negócio, identificar o saldo do caixa, o total do passivo (dívidas) e onde está sendo gasto a maior parte do dinheiro. Com essas informações em mãos, é possível iniciar um plano estratégico e começar as tomadas de decisões, seja ela para aumentar o mix de produtos e serviços; fazer campanhas para entrada de novos clientes ou recuperação de clientes inativos; investir no marketing da loja/clínica, fazer um investimento em um equipamento novo, ou até mesmo a futura aquisição de nova loja.

Para quem tem a dificuldade de identificar onde está o gargalo do negócio, comece uma análise das operações corrigindo os erros básicos citados acima e consequentemente implantando novas ações para  o bom desempenho da empresa.

Marcelo Silva é diretor técnico da Compta Soluções Contábeis e Tributárias.[/userpro_private]

www.comptasolucoes.com.br

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.