Profissional especializado em cuidados estéticos de animais, especialmente cães e gatos, o groomer domina técnicas de higiene, estética e bem-estar animal. Com o crescimento contínuo do mercado Pet, os serviços de grooming estão entre os que mais crescem, oferecendo amplas possibilidades para quem busca uma carreira com propósito, criatividade e retorno financeiro.
O trabalho vai além de dar banho ou tosar. O groomer conhece as características específicas de cada raça, sabe como cortar, escovar e cuidar do pelo de forma personalizada e aplica as técnicas mais adequadas. Também está atento à saúde da pele, ouvidos e unhas do animal, podendo identificar sinais que precisam de atenção veterinária. A busca por serviços personalizados, estéticos e com foco em bem-estar animal cria espaço para groomers especializados, atualizados e com bom marketing pessoal.
Trouxemos nessa reportagem profissionais que falam com propriedade sobre o atual momento do mercado, as oportunidades e compartilham valiosas dicas para quem trabalha ou deseja entrar no mercado de groomig.
CURIOSIDADE E SENSO CRÍTICO
O experiente profissional, Sérgio Murilo Villasanti, observa que se de um lado o mercado brasileiro de grooming tem profissionais que investem em técnicas, estudam e são movidos pela paixão pela profissão, de outro lado existem aqueles que são acomodados, trabalham em pet shops com limitações estruturais e sem expectativa de crescimento. “Muitos profissionais ficam estagnados na carreira porque não buscam a evolução. Tem casos em que muitos nem sabem que existe um mundo diferenciado, além do universo das quatro paredes que eles conhecem. Há donos de pet shop que não dão oportunidades ou investem nos profissionais. Certamente, o groomer que estuda, se atualiza e entende o que está fazendo tem muito mais chance de crescer, se destacar, ganhar melhor e ser reconhecido”, opina Sérgio.
O especialista acrescenta que a curiosidade é outra qualidade que um bom groomer deve ter. É ela que leva o profissional a buscar novidades, entender melhor as técnicas e oferecer um serviço superior e diferenciado. Outro ponto é o senso crítico: “saber olhar para o animal e identificar o que é melhor para ele, inclusive dizer não quando o serviço pode colocar o pet em risco. Responsabilidade também é primordial. Recusar uma tosa quando a pelagem não está em condições é um sinal de maturidade profissional. Para isso, é preciso conhecimento e argumento que são adquiridos com muito estudo”, ressalta Sérgio.
A falta de reconhecimento é um problema enfrentado pelos groomers, avalia Sérgio. “Muitas empresas ainda subestimam o papel desse profissional, mesmo sabendo que ele é um formador de opinião poderoso. Groomers influenciam decisões de compra em produtos, cosméticos, medicamentos e alimentação. Para as marcas, ter um groomer respeitado falando sobre seus produtos é estratégico.”
OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES
Groomer, educador e empreendedor, Samuel Castro, diz que apesar do mercado Pet brasileiro ser bilionário, o grooming ainda é amador em vários quesitos. “Tem profissionais que trabalham sem instrução, sem certificação, usando produtos inadequados. É comum nos deparar com situações em que é usado sabão de coco ou detergente para dar banho nos animais. Isso é inaceitável”, diz Samuel.
O empresário afirma que entre os seus alunos e clientes de consultoria há muitos relatos da mesma dificuldade: a falta de mão de obra qualificada. “Encontrar profissionais é um grande desafio. Hoje, tosadores que encaram a empresa como sua, é raro! Os que enxergam desta maneira têm um crescimento notório.”
Samuel aponta um outro cenário encontrado no mercado e que precisa ser melhorado: “hoje, 99% dos animais são chamados de filhos. Os tutores desejam o melhor para eles, o que implica em serviços seguros. No entanto, se deparam com espaços de banho e tosa sujos, sem padrão, com mão de obra sem preparo. Quem se adequar às demandas atuais irá surfar uma onda de prosperidade”, avalia.
O trabalho de grooming é cansativo. Mexe com emoção, tensão, responsabilidade,
por isso, o êxito na área exige resiliência e, acima de tudo, respeito ao animal e capacitação contínua. “Muitos groomers apenas executam. Não olham para o animal como deveriam, nem para o tutor. Quem observa, entende, resolve problemas e oferece serviços com valor, cresce e triplica o faturamento.”
Em relação às oportunidades, o profissional lembra que o segmento está repleto delas. “Quem se atualiza e traz para o negócio novas oportunidades, com toda certeza lucrará. Mais de 40% dos animais que entram num banho e tosa têm algum problema de pele. Aí está a chance para quem oferece serviços naturais, que trata sem remédios, como por exemplo, tendências de banhos ozonizados e dermocosméticos, sem adição de medicamentos na composição dos produtos. Tem os serviços inovadores como a técnica de carding que elimina até 98% de queda de pelo na casa e diminui 70% das coceiras no animais. Tudo isso são serviços que podem ser agregados ao centro estético, que se preocupa em resolver os problemas trazidos pelos tutores”, ensina Samuel.
NICHO PROMISSOR: LOW STRESS
Samuel, avalia como um nicho bastante promissor o banho e tosa que trabalha com baixo stress nos serviços – low stress. Ganham destaque os cuidados como cromoterapias, aromaterapias, ozonoterapias e musicoterapias, não há uso de sopradores, somente secadores, para baixo ruídos. “Imagina um espaço onde o animal ao entrar, aguarda o seu atendimento em um espaço que contenha cromoterapia, luzes azuis que o acalma. Ao ser atendido, com muito amor e carinho, o animal é exposto a músicas clássicas ou barulhos da natureza, como cachoeiras e pássaros. No ambiente são usados odorizadores com cheiro de camomila ou lavanda. A água do banho tem ozônio, um banho esterilizante. Isso é um atendimento low stress. Uma tendência fortíssima nos EUA e que tem tudo para dar certo no Brasil.”
TÉCNICA, COMUNICAÇÃO E POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Há mais de três décadas neste mercado de grooming, Antônio Neto, afirma que o setor passa por um momento de transformação. Para os profissionais, não basta ser tecnicamente bom; é essencial saber se comunicar e vender o serviço. “O futuro será dominado por quem souber se comunicar no digital e construir uma marca forte. A presença online deixou de ser diferencial e se tornou necessidade. Existem muitas oportunidades, especialmente para profissionais que sabem se posicionar estrategicamente. Mostrar a qualidade do trabalho é o que atrai novos clientes e fortalece a confiança daqueles que já adquirem os serviços. O mercado não premia apenas quem trabalha duro, mas quem consegue mostrar o valor do seu serviço e construir autoridade. A saturação afeta quem disputa apenas por preço, mas quem se diferencia encontra espaço e prospera”, analisa Antônio.
Quando perguntado sobre o que é essencial para se destacar como groomer, o especialista afirma que é entender que não se vende apenas um serviço, mas uma experiência e um cuidado de alto nível. “Além disso, dominar a comunicação digital, educar o cliente e construir uma marca forte são fatores determinantes. Saber precificar corretamente e ter confiança no próprio valor também são indispensáveis”, sugere.
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Com 25 anos de experiência na área, a groomer, Ana Cristina Cabral, decidiu compartilhar o seu conhecimento por meio de workshops para profissionais de banho e tosa da Baixada Fluminense quando percebeu que eles tinham dificuldades de encontrar cursos acessíveis. “Foram mais de 2.000 pessoas em mais de 20 workshops, nos quais pude compartilhar o conhecimento e a paixão pelos pets”, conta Ana.
Além do aprimoramento profissional, especialização nas técnicas e acompanhar as tendências, Ana lembra que o atendimento humanizado faz uma grande diferença e contribui para fidelizar os clientes. “Se diferenciar é primordial. A dica é agregar serviços, incluir tosas específicas, novidades em hidratação, penteados etc. Sempre há ótimas e grandes oportunidades para serem exploradas”, avalia Ana.
O groomer é uma profissão de paixão, técnica e dedicação. Com o mercado aquecido e carente de bons profissionais, as oportunidades estão abertas. Mas, para crescer é preciso sair da bolha, estudar, buscar, errar e melhorar. Quem entende isso, tem tudo para se destacar e fazer carreira em um dos segmentos mais promissores do setor Pet.
SÉRGIO MURILO VILLASANTI
Com 14 para 15 anos, Sérgio começou a trabalhar no mercado de banho e tosa. Encarou todas as oportunidades: em canis de exposição e de criação, em pet shops, como enfermeiro em clínica veterinária e adestramento, inclusive com equinos nos quais realizou tosa e maquiagem. Sérgio afirma que teve a sorte, ao longo de sua carreira, de trabalhar com referências do universo grooming.
Quando começou, lembra que eram poucas as ofertas de cursos na área, mesmo assim investiu, buscou especializações e o aprimoramento profissional. “É fundamental se reciclar profissionalmente, investir em cursos. Fiz mestrado nos EUA e foi uma escolha muito acertada, que certamente impulsionou a minha carreira”, afirma.
Sérgio também já atuou como juiz internacional dos concursos de grooming, é certificador de uma Associação da Coreia e dos EUA. Hoje, trabalha na Atual Pet no desenvolvimento da linha Dream Color Line. “Desenvolvemos produtos que oferecem um excelente resultado, com ótimo custo-benefício. Lançaremos a linha Dream Color Line Care – Cuidados Especiais. São produtos hidratantes e naturais para cães de peles sensíveis e sensibilizadas”, adianta Sérgio. “Temos o cuidado de trabalhar com produtos de origem comprovada, eficácia garantida, que não ofereçam riscos para os animais, tampouco para os profissionais que manuseiam os produtos.”
ANA CRISTINA DA ROCHA CABRAL
Com 25 anos de experiência na área pet, a grommer Ana Cristina R. Cabral também desenvolve acessórios pet, atualmente tem parceria com a HDF Distribuidora e organiza workshops.
Ana se revela uma pessoa apaixonada e dedicada, que encontrou na área pet sua verdadeira vocação. Em 2024 ganhou prêmio de melhor tosadora de Nova Iguaçu (RJ). “Eu sempre quis fazer a diferença na vida dos pets e de seus donos”, afirma. “E é incrível ver como meu trabalho pode impactar positivamente a vida dessas pessoas e animais”.
ANTÔNIO NETO
Há 33 anos, Antônio Neto começou a sua trajetória no banho e tosa de uma maneira muito simples. Sua jornada evoluiu rapidamente para a educação, treinamentos e eventos. “Sempre acreditei que o mercado Pet precisava mais do que apenas bons profissionais. Necessitava de empreendedores que soubessem comunicar o valor do que fazem. O divisor de águas na minha carreira foi quando escrevi e publiquei ‘Qual é o Valor do Seu Banho e Tosa?’, que traz uma visão essencial para qualquer profissional da área: entender que não vendemos apenas um serviço, mas sim uma experiência, um cuidado e um resultado de alto nível.”
Antônio teve um importante salto em sua trajetória profissional quando começou a ministrar treinamentos presenciais e online. “Foi nesse momento que percebi que o segredo para o sucesso no mercado de banho e tosa não estava apenas na execução técnica, mas na capacidade de comunicar e vender os serviços”, explica.
De Uberlândia (MG) Antônio presta serviços para a marca Pet Smack, promovendo treinamentos em todo o Brasil, além de consultorias online para quem está montando os salões de banho e tosa.
SAMUEL CASTRO
O profissional começou com apenas 11 anos, quando ganhou dos pais um curso de banho e tosa. “Não era habilidoso. Era chato, cheio de perguntas. Mas essa curiosidade me levou longe.”
Foi apadrinhado por um profissional da cinofilia, trabalhou com exposições, aprendeu tosa com juízes e criadores de alto nível. “Viajava o Brasil, fazia handstripping e me especializei em tosa de cães de pelagem dura como Schnauzer e West highland white terrier.”
Participou de competições, foi bicampeão brasileiro, três vezes campeão das Américas, acumulando patrocínio de 12 marcas. Criou escolas, faliu, recomeçou, fundou pet shops, criou um dos primeiros cursos online de banho e tosa do Brasil. “Na pandemia vendi 37 mil cursos. Fui criticado, diziam que não dava para aprender grooming online. Hoje tenho mais de 52 mil alunos e 15 cursos especializados.”
Atualmente, com duas distribuidoras, uma em Limeira e outra em Vargem Grande Paulista, Samuel dedica-se às mentorias e consultorias. “Já auxiliei mais de 1.300 empreendedores a abrirem ou se reestruturarem. Meu foco é um só: ajudar o empresário pet a faturar mais, entender o mercado e crescer de verdade.”