Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Importação – Qual o Momento Certo para Iniciar uma Estratégia de Importação?

Conheça um teste para ajudá-lo a analisar se a sua empresa está em um bom momento para importar.

É notório que a importação, mesmo trazendo inúmeras vantagens, ainda é um desafio para quem empreende ou já é empreendedor no Brasil. Afinal, são inúmeras as variáveis que envolvem esse processo, sendo que boa parte também depende do cenário atual da economia e mercado.

Mesmo em se tratando de um campo minado repleto de dúvidas, especialistas defendem cada vez mais que a importação pode ser uma alternativa viável para uma empresa oferecer preços competitivos e, assim, garantir sua existência. Entretanto, o primeiro passo é entender como funciona esse tipo de operação, os reais custos, cuidados que você precisa ter e quais opções podem ser mais vantajosas para o seu negócio.[userpro_private]

Insegurança e falta de informação também são dois fatores que atrapalham a importação de produtos e insumos por pequenas e médias empresas. No final de 2015, uma empresa selecionou produtos com uma empresa chinesa, pagou e recebeu todo o material em uma qualidade totalmente inviável. Após o trauma de amargar com um pesado prejuízo, eles decidiram contar com uma assessoria especializada e hoje importam uma grande gama de produtos e crescem 20% ao ano. Entretanto, se a ideia é importar da China, é preciso observar alguns pontos críticos. Como você, ou a sua empresa, irão definir o fornecedor? Como controlar a produção e a qualidade? Como confirmar se os dados bancários são de fato do exportador?

“Todas essas questões só podem ser respondidas – de forma eficaz e segura – através de duas formas: tenha um escritório próprio na China ou uma consultoria especializada com filial na China. Dessa for ma, você poderá selecionar fornecedores e acompanhar a produção de forma exigente”, complementa o diretor.

Mas para ajudar na sua decisão final, segue um teste que vai ajudá-lo a analisar se a sua empresa está em um bom momento para importar. Caso o resultado tenha mais de cinco respostas “sim”, significa que você está no momento certo para iniciar uma estratégia de importação:

1) O negócio de sua empresa está cada vez mais competitivo?

2) Sua empresa está tendo dificuldade em crescer na região onde atua?

3) Sua empresa é atacadista?

4) Sua empresa é varejista com vários pontos de venda?

5) O nível de concorrência aumenta periodicamente?

6) Sua empresa quer ficar mais independente da pressão dos fabricantes nacionais?

7) Seus concorrentes estão importando?

8) Sua empresa quer ter maior autonomia de ação?

 

Você teve muitas respostas “sim”? Saiba o passo a passo do planejamento de importação:

A) Definir fornecedor, produto, preço, quantidade, embalagem, etc.

B) Aprovar amostras.

C) Efetuar o pagamento de 30% ao fornecedor.

D) Aguardar a produção.

E) Efetuar o pagamento de 70% ao fornecedor.

F) Embarcar o lote no porto de origem.

G) Lote chega no porto de destino.

H) Nacionalização da mercadoria.

I) Liberação da mercadoria.

J) Transporte do lote do porto até o endereço de destino.

[/userpro_private]

Tomaz Carvalho é advogado. Atua à frente da Interbrax desde 2007, realizando desenvolvimento de produtos da China e gerenciamento de importações. Na área de negócios internacionais, a empresa atua há mais de 40 anos. Possui técnicas de negociação desenvolvidas com base na metodologia da Harvard Business School. www.interbrax.com

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.