1- Aposte nas ferramentas para ajudar no relacionamento com o cliente
De acordo com Raphael Lassance – Referência no growth hacking nacional e empreendedor com mais de 18 anos de experiência em projetos digitais – é possível vender mais na internet apostando em técnicas de fortalecimento do relacionamento da marca com o seu público. Entre as principais dicas do especialista está o uso de ferramentas para ajudar a automatizar o relacionamento com o cliente.
Como exemplo, podemos citar as ferramentas gratuitas de Chat ou ChatBot para o primeiro atendimento na pré-compra, além das ferramentas de e-mailmarketing para manter um relacionamento com o cliente pós-compra. Em suma boa parte das ferramentas possuem integração com as principais plataformas de lojas virtuais, otimizando não só os custos, como otimizando tempo da operação.
2- Ofereça produtos que resolvam “a dor” do consumidor
Para Amure Pinho, jurado do Programa Planeta Startup, uma dica de ouro sobre inovação no e-commerce é “conseguir se conectar com um cliente ao oferecer um produto ou serviço que ele mesmo nem sabia que precisava”. Ainda de acordo com o investidor, ter uma loja virtual com design exclusivo, vender produtos personalizados ou focar em nichos de mercado, além de usar uma comunicação empática e utilizar de gatilhos de desejo, são formas de se destacar.
3- Use as métricas a seu favor
Já para Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e VP Institucional da VTEX, todo lojista deve ficar de olho nas métricas e dados, porém, deve utilizar essas informações sempre para melhorar o negócio on-line: “O empreendedor sempre vê o dado como uma ferramenta de controle. Só que na verdade, os dados, nessa gestão moderna, vão além! Eles servem para trazer insights, para ajudar o lojista a tomar decisões”. A dica principal de Soares é: Controle o caixa e o estoque, mas use os dados para traçar as suas estratégias de negócio o ano todo também.
4- Não esqueça de contar histórias
Para Simone Sancho – diretora digital da Imaginarium e da Puket – uma dica fundamental ao utilizar as redes sociais para vender seus produtos é contar histórias. Ainda segundo a especialista, contar histórias ajuda a gerar credibilidade e engaja ainda mais os usuários. Para 2020, não esqueça de pegar um depoimento de um cliente recorrente, gravar um vídeo, contando histórias e mostrando como o seu produto mudou a vida de alguém. Este tipo de conteúdo é o que mais gera engajamento e credibilidade nas marcas atualmente.
5- Invista no marketing de Influência
Ana Tex – especialista em marketing digital – acredita que é possível usar as redes sociais a favor de pequenos negócios. Para a especialista, uma dica de como engajar o consumidor é apostar no uso do marketing de influência, aproveitando a parceria com influenciadores digitais, para bombar o negócio on-line.
Não é preciso começar com grandes influenciadores, mas vale mapear as pessoas que têm relação com o seu negócio e pensar em moedas de trocas para essa parceria. Ainda de acordo com Ana “mesmo que o lojista tenha uma loja virtual, uma boa dica é ativar a loja no instagram também – para ter tudo integrado. Usar direct, fazer lives e divulgar ações pelo whatsapp business são ferramentas fundamentais para agregar valor a sua loja virtual”.
6- Crie conteúdos realmente relevantes
Monique Evelle – fundadora da Desabafo Social, sócia da SHARP e da Agência Responsa – falou sobre empreendedorismo na prática e deu dicas de como uma marca pode usar as redes sociais a seu favor. Para Monique, “O sucesso das ações de uma loja não deve limitar-se apenas ao número de curtidas e comentários nas redes sociais, deve ir muito além”.
Entre as dicas da empreendedora está a curadoria dos conteúdos e a qualificação da contratação de criadores de conteúdo. Para uma empresa se destacar nas redes sociais é preciso criar conteúdos realmente relevantes para a sua audiência, bem como contratar comunicadores que tenham conexão com a sua marca, assim como quem acompanha ele na internet. Por isso, ter um mapa de empatia bem definido, pode ser fundamental para melhores decisões de comunicação e para revolucionar o seu negócio em 2020.