Não é de hoje que a forte competição dentro do mercado varejista torna a missão de abrir um novo negócio ou manter empreendimentos antigos um desafio.
Se engana quem acredita que apenas as grandes empresas e marcas renomadas precisam desenvolver novas estratégias de crescimento. É nesse cenário que o marketing digital se tornou um termo tão presente e frequente dentro de conversas sobre empreendedorismo e sucesso da marca.
Entre as posturas mais importantes de um empreendedor que busca um bom espaço na competição econômica, é necessário entender que o marketing digital vem para somar as estratégias mais clássicas para o fortalecimento da marca.
Mas afinal, você está familiarizado com o marketing digital? Você sabe quais estratégias são essas?
O que é o marketing digital?
O investimento em marketing é um tipo de ação muito comum dentro de empresas. E tem como objetivo fazer com que as marcas e negócios se aproximem mais do público e clientes.
Com a presença quase que integral da internet e tecnologias na rotina das pessoas, surgiu um novo “braço” desse marketing, mais voltado para estratégias on-line, em redes sociais, sites de busca, entre outros meios digitais.
Qual a importância do marketing digital para o varejo?
Sabendo resumidamente qual é o objetivo do marketing digital, fica mais fácil entender o porquê empreendedores do varejo precisam incorporar essas estratégias em seu negócio.
Entre as justificativas, é possível destacar as mais “simples” e nítidas:
- Possibilidade de conhecer melhor o perfil do cliente.
- Antecipação de decisões e preferências do público, se posicionando à frente da concorrência.
- Promoção dos produtos de forma mais dinâmica.
- E, principalmente, o aumento das vendas.
Lembrando que, entre as vantagens do investimento em marketing digital para o varejo, é interessante destacar que essas estratégias, quando bem executadas, têm o poder de afetar diretamente as emoções do público-alvo.
Formulando assim todo um ciclo com benefícios já citados, como por exemplo a possibilidade de estar à frente da concorrência, o que aumenta sua visualização e quantidade de vendas, e que afeta consequentemente o lucro de seu negócio.
O consumidor passa a ser influenciado não só por estratégias montadas e pensadas para o ponto de venda, mas também por plataformas digitais e redes sociais que estão 24 horas por dia ao alcance de boa parte do público.
Outra questão que precisa ser destacada é que muitos dos clientes que se mantêm conectados, na hora da decisão de que marca ou empresa optar, passam pelo momento de consulta de informação na internet.
Logo, manter-se presente e bem estabelecido no cenário digital não é só importante, mas se torna essencial para seu negócio angariar novos clientes, e manter, com mais tranquilidade, um bom posicionamento em relação à concorrência.
Ferramentas de marketing digital que podem ser usadas no varejo
Depois de entender o que é o marketing digital e algumas de suas inúmeras vantagens quando implementado em um empreendimento, é importante estudar as estratégias que podem ser utilizadas e quais as ferramentas que podem facilitar e favorecer essas ações.
Mas antes de passar para a etapa de indicações de ferramentas, é fundamental reforçar que o mundo do marketing digital passa por mudanças e atualizações constantes.
A plataforma e o recurso utilizado hoje podem ser insuficiente e retrógrado amanhã. Por isso sempre estude e esteja antenado em relação às novas ideias, ações e demandas. Sendo assim, confira algumas das ferramentas mais utilizadas no setor:
1) Google Analytics
Obviamente, a empresa mais importante do mundo digital teria uma ferramenta voltada para o marketing, não é mesmo? Uma só não, muitas. Entre elas, o Google Analytics é uma das mais utilizadas, e obrigatória, para quem já tem um site, aplicativo ou blog.
Com a ferramenta você é capaz de analisar melhor seu público, como seus visitantes se comportam em sua página, dados do seu negócio, entre outras informações.
2) SimilarWeb
Essa ferramenta é fundamental para quem quer visualizar melhor o cenário do mercado. O SimilarWeb analisa seu site, focando na comparação com a concorrência.
3) Ubersuggest
Para os negócios que marcam presença no cenário digital, saber quais são as palavras-chave mais importantes para seu segmento é uma informação fundamental.
O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, que apresenta diversas informações, como por exemplo o volume de tráfego, a competitividade, e diferentes termos que você pode optar na hora de fazer um texto para o site ou blog.
4) mLabs
É fundamental que seu empreendimento não foque apenas na empresa em plataformas de busca, com sites e blogs, mas também atue nas redes sociais.
O mLabs é uma ferramenta interessantíssima para o gerenciamento de redes sociais. Nele você consegue responder comentários, agendar publicações, analisar métricas dos perfis, entre outras ações.
5) Google Ads
Sendo mais uma das ferramentas do Google, o Ads é uma plataforma que lhe permite criar anúncios para o site de busca, incluindo links patrocinados. Ótimo para empreendimentos que precisam de um maior alcance e mais visualizações.
Marcas que investem em marketing digital
Como explicado anteriormente, se engana quem acredita que o marketing digital é assunto apenas das grandes marcas. As estratégias para aproximação com o consumidor são fundamentais para a boa performance de seu negócio.
Assim, não dá mais para acreditar que qualquer empreendimento esteja “livre” do investimento em marketing digital. A tecnologia é uma realidade na vida do consumidor e deve ser utilizada também para o bem de seu negócio. Atualize suas estratégias!
Luciana Gama Penteado é gerente de Marketing na Localoo e atualmente atua em Paris para o mercado brasileiro.