Essa é uma área com grande potencial que ainda pode ser explorado. Segundo dados do IBGE, 62% das residências têm pelo menos um cachorro ou gato. Em contrapartida, apenas 0,4% das transações comerciais do setor são feitas on-line.
Para engrossar a fileira dos bons números desse segmento, a receita desse tipo de negócio cresce aproximadamente 35% ao ano. Como efeito de comparação, isso representa quase o dobro do setor de eletrônicos, que comercializa itens populares como televisores, notebooks e smartphones.
“Esses números demonstram a possibilidade de alcançar um mercado que ainda tem muito potencial de crescimento, reunindo milhões de consumidores”, diz Bruno de Oliveira, especialista e criador do Ecommerce na Prática.com.
Ele lista passos para um e-commerce de produtos pets de sucesso:
1) Tenha familiaridade com o segmento
“Sempre digo que hobbies são indícios de um bom começo. É fundamental que o empreendedor tenha algum conhecimento – mesmo que básico – sobre o segmento no qual vai entrar”, explica Oliveira.
Essa familiaridade com o tema, segundo Oliveira, será relevante para ter ideia dos problemas enfrentados pelos donos de negócios pets, como a escolha dos produtos, o perfil dos clientes, os melhores fornecedores.
“Muitas vezes alguém identifica um nicho ao tentar descobrir um produto ou serviço específico e ter dificuldade em encontrar. Mas é sempre importante ter em mente se você tem mesmo perfil para atuar naquele segmento e se tem conhecimentos ao menos básicos sobre a área”.
2) Crie uma estrutura para seu negócio
Depois de definir o nicho em que irá atuar, o próximo passo é traçar um planejamento pensando em qual produto ou quais produtos irá vender, quem será o seu público e como essa transação será feita.
“Seu negócio vai oferecer produtos de alimentação, roupas, acessórios, brinquedos? Considere a criação de um site, planeje o uso das redes sociais, defina as formas de pagamento, o estoque e a logística de entrega”, conta o especialista.
É perfeitamente possível, segundo ele, investir em nichos específicos, como alimentos orgânicos, acessórios e roupas “fashion” para animais ou produtos dedicados exclusivamente a um animal específico, como gatos. “O mercado pet está muito aquecido e falar com nicho específico pode ser um grande diferencial. Para isso, é preciso estudar o setor para identificar necessidades ainda não atendidas”, ensina.
3) Produza conteúdo de valor
Um canal de audiência é o meio pelo qual você vai encontrar, atender e interagir com os seus clientes. “Você não necessariamente vende seus produtos por meio deles, mas são de extrema importância para a divulgação”, salienta Oliveira.
Com um canal de audiência aberto – pode ser uma fanpage no Facebook ou um canal no YouTube – produza conteúdo com uma frequência determinada, como duas ou três vezes por semana. O conteúdo, de acordo com Oliveira, pode ser feito basicamente de duas formas.
“A primeira maneira é criar um personagem ou mascote que possa ser o protagonista dos vídeos. Ele será colocado em algumas situações nas quais seus produtos aparecem. Por exemplo, quem vende roupas para gatos faz vídeos nos quais o ‘Zé Felino’ aparece em desfiles ou em situações cotidianas usando os modelos vendidos no seu e-commerce”, exemplifica.
Outra alternativa é produzir conteúdo explicando ou mostrando como um produto específico funciona. “Se você vende alimentos orgânicos para animais, por exemplo, vale a pena exibir como são selecionados os ingredientes e como é o dia a dia da cozinha. Isso apresentará ao público uma imagem de cuidado e dedicação aos pets”, comenta.
“Por meio da produção de conteúdo é possível criar uma causa e contar uma história sobre a sua marca. O conteúdo precisa ter qualidade, algo que certifique a relevância dos seus produtos e interesse ao seu público.”
4) Aproxime-se daqueles que influenciam o mundo pet
Dougie, thePug, Estopinha, Borges… Você conhece os influenciadores digitais do mercado pet? “Se associar a influenciadores é uma forma eficiente de ficar conhecido e ganhar clientes, mas não se esqueça de continuar a criar o seu próprio conteúdo”, diz Oliveira. “Um dia você mesmo pode se tornar um influenciador digital.”
Outro ponto importante é ter contato com profissionais da área. “Isso também ajuda no posicionamento da sua loja, que ganhará mais credibilidade”, ressalta o especialista.
5) Fique atento às tendências do mercado
O universo dos pets tem as suas próprias tendências. A loja precisa se manter atualizada e o dono sempre bem informado, principalmente nos temas ligados ao nicho que escolheu atuar.
Tudo que envolver esse universo interessa ao varejista. Busque adotar novas tecnologias, materiais e até o que é moda naquela estação. “Tenha sempre as novidades do momento na sua loja e mantenha os seus clientes cientes disso. Assim, eles vão procurar na sua loja pelos lançamentos”, recomenda o especialista.
Além disso, participar de feiras e outros eventos presenciais ou virtuais nos quais poderá trocar ideias e informações com outros empreendedores do mesmo segmento também é muito válido. “O principal é se atualizar sempre. Um empreendedor nunca pode parar. Sempre tem que correr atrás e querer mais. Buscar sempre oferecer o que há de melhor aos seus clientes”, comenta.
6) Ofereça atendimento personalizado e pós-venda impecável
Hoje os pets são considerados parte da família. Por isso, mostrar que seu negócio valoriza o bem-estar do animal é muito importante para ter sucesso nesse setor. “Isso pode ser feito na comunicação do site e demais canais de audiência. Por exemplo, é fundamental, desde a primeira compra, pedir dados detalhados do pet, como raça, porte, sexo, idade. Isso ajuda a criar comunicações personalizadas e sugestões de compras que façam sentido para o dono daquele animal”, diz Oliveira.
Segundo Oliveira, é preciso também redobrar a atenção com o atendimento para fidelizar os clientes. “Mantenha contato e mostre-se sempre disponível, o que pode ser feito tratando o cliente pelo nome ou enviando um e-mail personalizado com o nome do seu pet. É importante estar presente e criar proximidade”, ensina.
Bruno de Oliveira é criador do Ecommerce na Prática.com e especialista que ensina o passo a passo que o empreendedor precisa seguir para ter sucesso com uma loja virtual de produtos para pets.