A Petz é considerada atualmente a maior rede de pet shops do Brasil em número de lojas, somando 86 no País – em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Para atender aos novos hábitos dos consumidores, a rede de lojas resolveu apostar em soluções inovadoras que tornam o processo de compra cada vez mais prático e eficiente. A assinatura Petz, o recebimento no mesmo dia em determinadas regiões, a retirada em loja e a utilização de totens nas unidades físicas têm levado as famílias a buscarem produtos para seus bichinhos de estimação pela internet ou smartphone.
Muito já se ouviu falar sobre tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial e até mesmo sobre suas aplicações na publicidade em busca de maior interação entre marcas e consumidores. Consumidores humanos, no caso. Porque toda essa tecnologia aplicada para cachorros, permitindo a eles que escolham as suas próprias compras, é algo de fato inédito até então.
E é justamente para surpreender seus clientes e romper barreiras que a Petz lançou recentemente seu novo serviço on-line, o Pet-Commerce (www.petz.com.br/ petcommerce). O projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de A.I. (Inteligência Artificial) identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado produto, facilitando assim o processo para o tutor.
É o cachorro quem interage com a ferramenta! Isso mesmo! Ele só tem de ficar perto da câmera do computador, do tablet ou do celular. A câmera, através da tecnologia de inteligência artificial, capta a imagem da face e a reação do animal enquanto brinquedos, bolinhas e ossinhos são mostrados em vídeos. É pela reação do cachorro que o sistema identifica se ele gostou ou não do que foi apresentado, estabelecendo o nível de interesse de compra dos produtos, representado por um gráfico de ossinhos.
O projeto foi criado pela Ogilvy Brasil e desenvolvido pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.
“Quando a Ogilvy nos trouxe essa ideia achamos incrível porque tem tudo a ver com o que a Petz acredita. A ligação entre o tutor e seu cão acontece de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele. O amor por um pet não tem limites e o Pet-Commerce é prova disso!”, comenta Sergio Zimerman, presidente da Petz.
Milhares de fotos de cachorros foram testadas no sistema de inteligência artificial para execução do projeto. “Escolhemos dezenas de raças e também animais sem raça definida. O olhar, as orelhas apontando em direção à câmera, um animal sem medo e sem desconfiança, que não recue ao ver o site, sinalizam que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto mostrado”, explica Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou no treinamento da inteligência artificial.
Para construir a melhor experiência de navegação possível para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Vários aspectos foram considerados, entre eles, e o mais importante, a visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em vídeos e na paleta de amarelos e azuis. O áudio também foi ajustado para percepção do som.
Entrando no site, o consumidor encontra o tutorial sobre o que fazer para que seu cachorro “tenha voz” na hora das compras. É importante, por exemplo, que o som do computador esteja ligado porque a audição dos cães é um sentido bastante sensível. “É indispensável que o cachorro esteja bem e brincando. Não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação. Basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar as reações do pet da melhor forma possível”, orienta o adestrador.
Quando a reação captada é positiva, o produto vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra, entretanto, só é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados. “Como Pet-Commerce ainda conseguimos estimular as vendas on-line e trazer novos clientes para a Petz”, destaca Zimerman. O presidente da Petz lembra que o Pet-Commerce é exclusivo para cães, por enquanto.