Da distribuição exclusiva de rações para pets, em meados da década de 90, à comercialização de medicamentos, petiscos, itens de higiene, beleza e acessórios, o Grupo Strela Pet, de Franca (SP), vai além da distribuição e foca no trabalho de consultoria de vendas
Atento às necessidades e novas demandas no mercado de distribuição de produtos Pets, Gustavo Estrela observou, ainda na década de 90, a falta de distribuidores para atender o setor Pet no interior de
São Paulo, mais especificamente Ribeirão Preto, Franca e entorno, incluindo o Triângulo Mineiro. Foi neste cenário que Gustavo fundou, na cidade de Franca, em 1995, a Universo Pet distribuindo exclusivamente rações com a proposta de realizar entregas rápidas por meio de um trabalho próximo do cliente.
De início, a distribuição era para atender o autosserviço e os pontos de vendas especializados. “O mercado evoluiu e expandimos nosso alcance conforme surgiam as demandas. Fomos ramificando os nichos, atendendo também as clínicas veterinárias com a distribuição de medicamentos por meio da Riber Pet que fundamos em 2010 na cidade de Ribeirão Preto”, conta.
Em 2015, a atenção do empresário se voltou para a busca por produtos diferenciados em categorias variadas, como por exemplo, acessórios e brinquedos, visando atender a necessidade do tutor que deseja o melhor para o seu animal de estimação. “Além de oferecer uma logística mais rápida, um serviço de qualidade e mais próximo do cliente, vimos a oportunidade de desenvolver novos produtos. Fiz algumas viagens ao exterior em busca de inspirações, foi quando comecei a importar produtos que fossem realmente diferentes, também criei a minha própria marca chamada Brincalhão – Eu Amo Meu Pet para aproximar o dono do seu pet; hoje composta por brinquedos, acessórios, uma linha completa de petiscos, de itens higiene e beleza e de embelezamento para uso profissional”.
Sediado em Franca, o Grupo Strela Pet, que reúne as empresas Universo Pet, Riber Pet e Brincalhão – Eu Amo Meu Pet, conta com uma equipe externa com mais de 30 vendedores e outros 30 colaboradores internos, inclusive há uma equipe especializada em acompanhar as vendas digitais.
Atendimento diferenciado e humanizado
O Grupo Strela Pet vem investindo no e-commerce, atendendo os lojistas de todo o Brasil por meio de um atendimento humanizado ou como vem chamando, ‘digital humanizado’. “O digital é a bola da vez, porém precisa ser humanizado, temos uma equipe de vendas que dá suporte, orienta, ajuda na divulgação de campanhas, apresenta sugestões de produtos e de combos para que os lojistas possam trabalhar com maior variedade de itens.
Não é simplesmente vender para o cliente, é ajudá-lo a vender mais, priorizando a consultoria de vendas. Oferecemos, inclusive, alguns cursos como vender mais e melhor, de merchandising etc. Proporcionamos este suporte aos nossos clientes para que tenham condições de ‘brigar’ de igual para igual com os demais players do mercado”, enfatiza o empresário.
Quando perguntam ao Gustavo se o vendedor vai deixar de existir, o fundador do Grupo Strela Pet é categórico em afirmar que continuará sim existindo, porém mudará o perfil. “Os vendedores serão agentes de demanda e, no nosso negócio, isso significa auxiliar os nossos clientes lojistas a venderem mais e melhor. Somos uma empresa inovadora e trabalhamos para trazer o futuro para o agora!”, finaliza Gustavo.