Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Mercado Pet – Ratones: 10 anos de sucesso

Uma das lojas do mercado pet mais bem conceituada em Santa Catarina comemora 10 anos de uma história de grandes desafios e muito sucesso. Para entender um pouco dessa história entrevistamos seu fundador Amarildo Segala. Confira a entrevista e se inspire!

Negócios Pet: Como começou a história da Ratones?

Amarildo Segala: A Ratones Agroveterinária Ltda. EPP nasceu modesta e simples no dia 1º de abril de 2007. Compramos uma agropecuária que já existia no local de uma senhorinha de 70 anos. A empresa chamava-se Agropecuária Cardoso Ltda. ME. A decisão foi abrir uma empresa nova, zerada, com a nossa identidade. Eu e minha esposa Beatriz, com a dica de um amigo que já tinha comércio, batizamos a empresa de Agropecuária Ratones, com o pensamento de valorizar o nome do local – Bairro de Ratones – em Florianópolis. Sem grande experiência no mercado – um novato – e ainda assumindo uma empresa que já tinha passado por cinco donos e não decolava… E os moradores ainda diziam: – É só mais um que vai pegar e vai largar! Mas com garra e perseverança abraçamos a empresa, não dando atenção aos comentários negativos.

NP: Como conseguiram a credibilidade do consumidor local?

AS: Sempre dedicando total atenção aos clientes, fomos cativando um a um. O cliente precisava de um produto e nós não tínhamos, anotávamos o telefone, corríamos atrás, providenciávamos com urgência e já avisávamos o cliente que seu produto estava na loja. No final de 2012 com o apoio de um cliente (Luiz Mello – da agência Hive) começamos a pensar em ter uma imagem própria. Um nome mais forte, que inspirasse confiança, ética e respeito, qualidade que nossa empresa já carregava e era reconhecida. Nada é fácil. No dia 30/10/12 o inesperado. Eu sofro um infarto, fruto da superconcentração das atividades da empresa e estresse junto a um dos fornecedores da loja. Problema superado. A empresa não pode parar. Em 2013 nasce um novo nome e uma nova marca surgia. Era a Ratones Agroveterinária Ltda. que apresentava no mercado a sua nova logo.

NP: Quando vocês mudaram de endereço?

AS: No final de 2013 um novo desafio. Sempre tivemos a vontade de estar localizados na SC-401. Claro… É a vitrine de Florianópolis. Foi aí que apareceu um imóvel para alugar. Foram 90 dias de obras e surgiu a nova Ratones Agroveterinária Ltda., localizada na SC-401. De uma loja de oitenta metros quadrados para um espaço produzido com quase quinhentos metros quadrados foi um passo e tanto. Em 2015 mais um desafio. Um prédio geminado à Ratones fica para alugar. Foram mais 90 dias de obras e em 01/03/16 a empresa é reinaugurada, agora com 1.000 m². A mudança foi grande, a única coisa que não mudou foi a forma carinhosa, a ética, o respeito e a seriedade com que tratamos nossos clientes humanos, nossos clientes bichos, nossos fornecedores e prestadores de serviços e todos que nos rodeiam.

NP: Hoje em dia a Ratones conta com quais serviços?

AS: Hoje temos dois consultórios veterinários, um exclusivo para felinos e outro para atender caninos e silvestres; dois centros de estética, um dedicado a atender felinos e coelhos e outro para atender caninos; sala de terapias, uma extensão dos consultórios para atendimento de fisioterapia, acupuntura, exames e imagens (ultrassom, eletro e eco, etc.); sala de descanso para os funcionários; sala de reunião para a diretoria; sala de treinamento com capacidade de 15 pessoas sentadas. A Ratones Agroveterinária Ltda. tem a mais completa farmácia veterinária da Grande Florianópolis e virou referência em produtos e serviços pet. São 10 anos de muita luta, muito trabalho e coroados de sucesso. E, como tal, assim foi conduzido nosso trabalho durante todos estes anos.

NP: Qual o principal avanço que considera ter conquistado com a Ratones?

AS: Temos certeza que o maior avanço que a Ratones Agroveterinária conquistou é o reconhecimento público, tanto de clientes quanto de lojistas e fornecedores de que é a loja mais completa da cidade. Já escutamos várias vezes o comentário: “Pode ir na Ratones que lá tem! Se lá não tiver, ninguém tem.” Paralelamente a empresa e seus colaboradores atingiram um nível de conhecimento técnico invejável. Com treinamentos constantes sobre produtos e acessórios, os funcionários carregam consigo uma bagagem muito importante sobre o uso, aplicação e serventia dos produtos que a empresa comercializa e os serviços que presta.

NP: O que viu avançar nesse período no mercado pet?

AS: Nos últimos 10 anos, vivenciamos uma explosão no mercado pet. A humanização do pet como um todo, não só cão e gato, estimulou o mercado a desenvolver novos produtos. A veterinária também ganhou muito com o avanço da tecnologia. A diversidade de especialidades trouxe significativo ganho de saúde aos pets. Hoje temos cardiologista, oftalmos, dermatos, ortopedistas e tantas outras especialidades. Os exames também cada vez mais modernos – ultrassom, ecocardiograma, tomografia e até ressonância colaboram para um diagnóstico muito mais preciso para tratar nossos pets.

NP: Quais as principais dificuldades enfrentadas nesses anos?

AS: A carga tributária e a burocracia imposta às empresas brasileiras, sem dúvida nenhuma, ainda são as maiores dificuldades que enfrentamos nos últimos anos. A instabilidade política que o país atravessa também não ajuda em nada no crescimento dos negócios. A falta de mão de obra qualificada e as “le postiche” (bolsa isso, bolsa aquilo) que o governo criou nos últimos anos não estimulam as pessoas a se qualificarem. Trabalham “x” meses e apostam no seguro-desemprego e tantos outros benefícios que o governo oferta.

NP: Quais as perspectivas a médio e longo prazos para a empresa?

AS: A empresa em 2018 deve atingir seu ponto de equilíbrio e com isso buscar novas parcerias e desenvolver novas linhas de produtos em seu mix de quase 7.000 itens. Um mercado muito interessante e que ainda é mal trabalhado em Florianópolis é o de aquarismo e de caça e pesca. Vamos primeiro buscar a profissionalização e depois ofertar ao mercado este nicho que nos falta.

NP: A Ratones fará algo especial nesse décimo ano?

AS: Criamos e desenvolvemos a campanha “10 anos em 200 dias”. A campanha visou contar a trajetória da empresa nestes 10 anos de existência, com vídeos e fotos com clientes, fornecedores e amigos. Com um painel que mudava todos os dias, a campanha começou no dia 13/09/16 e finalizou com o aniversário da empresa no dia 01/04/17. Um grande evento marcou o aniversário dos 10 anos da empresa, que contou com a presença de amigos, muitos clientes e fornecedores. Algo para ficar na história da empresa. E no embalo das “hashtags”, a Ratones criou a sua: #somostodosratones e #10anosem200dias.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Encontro Animal Sebrae

Encontro Animal Sebrae

OBJETIVO DO EVENTOPromover o crescimento e aprimoramento do setor de Petshops, oferecendo oportunidades de negócios, networking e entretenimento para profissionais da área e amantes de

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.