Revista NP

Revista Negócios Pet

Komatsu Pet - da jardinagem ao segmento pet

Komatsu Pet – da jardinagem ao segmento pet

Família, funcionários, representantes, fornecedores e clientes. Essas são as cinco palavras que bem definem a história da Komatsu Pet. Foi no início da década de 90, entre os anos 1994 e 1995, que os irmãos Jorge e Hélio Komatsu resolveram expandir o negócio da família em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, uma loja de jardinagem com especialização em xaxim uma das espécies mais antigas do
mundo, que surgiu na época dos dinossauros, da família das samambaias e, hoje, ameaçada de extinção.

Os irmãos começaram a encontrar dificuldades em expandir os itens da loja, por isso, decidiram ampliar a oferta com os acessórios de jardinagem. No entanto, os clientes também os procuravam para comprar produtos voltados à avicultura, levando-os a agregar ao negócio os acessórios Pet. Pouco a pouco, estes itens ganharam relevância e espaço na loja, até que a empresa se tornou Komatsu Pet. “Desde então, nos aperfeiçoamos e colocamos as melhores novidades do mercado Pet à disposição dos nossos clientes”, comemora um dos Diretores da Komatsu Pet, Jorge Komatsu.

Fundada em Mogi das Cruzes, a empresa iniciou com mil metros quadrados, depois ampliou para 2 mil
metros quadrados. Mas, com o seu contínuo crescimento e a expansão do portfólio foram necessários novos investimentos e, em junho de 2023, a Komatsu Pet inaugurou a sua nova estrutura com quase 5 mil metros quadrados, sendo 4 mil metros de galpão e 800 metros de escritório.

Seu portfólio, com aproximadamente 8 mil itens, está dividido nos seguintes setores: cães, gatos, aves e pássaros, aquarismo, roedores, jardinagem, caça e pesca, venenos e itens para loja (armazenamento e montagem). Deste amplo mix, destacam-se os acessórios em geral para Pet, montagem de loja, petiscos e brinquedos. “Optamos por não trabalhar com itens de marca própria e nos tornamos uma das poucas distribuidoras multimarcas do mercado Pet. Atualmente, temos 220 fornecedores e uma grande variedade de marcas”, esclarece Jorge.

Cuidar da experiência do cliente é fundamental para o sucesso do negócio, afinal, clientes satisfeitos tendem a retornar, fazer novas compras e, consequentemente, aumentar seu mix de compra e volume. Para criar uma experiência positiva nesta jornada, é essencial se atentar a alguns fatores, como o relacionamento, a qualidade dos produtos e marcas e, principalmente, agilidade na entrega. Nestes quesitos a Komatsu Pet está bastante atenta.

Especialmente em relação às entregas, a empresa investiu na compra de caminhões, são 30 veículos, entre próprios e de freteiros, com isso, a logística foi beneficiada, propiciando rapidez nas entregas. Para uma distância de até 150 km a entrega é feita em até 2 dias e para distâncias de 200km a entrega é feita em até 7 dias. “Além de investirmos na otimização das entregas, também não descuidamos dos treinamentos da nossa equipe, do suporte interno aos clientes e para os representantes e zelamos pelas nossas parcerias com os fornecedores”, afirma o também Diretor da Komatsu Pet, Hélio Komatsu.

Atualmente, a Komatsu Pet atende a Grande São Paulo, interior de São Paulo, litoral Norte a Sul de São Paulo, também Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, contemplando mais de 700 cidades atendidas. “Estamos trabalhando para expandir a nossa abrangência, chegando em outras regiões e firmando novas e importantes parcerias de negócios, com as melhores marcas do mercado Pet”, planeja Hélio.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.